Assistente Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resolução da questão 1- A existência de grandes contingentes abaixo da linha da pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.
Nos últimos anos a discussão sobre a pobreza tem se evidenciado, principalmente quando se aponta o crescimento econômico como primordial para sua redução, mas em países onde as desigualdades sociais são históricas, é preciso ter clarezade que o desenvolvimento e a redução da pobreza não se resumem apenas a uma dimensão meramente econômica.
Ocorrido a partir dos anos 30, o processo de industrialização e modernização social trouxe um fragmento na sociedade onde de um lado, indivíduos detentores dos direitos sociais e de outro, pessoas sem acesso a estes. Isto pode ser visto ate nos dias atuais e cada vez mais a desigualdadereproduzindo a pobreza, pois atualmente o número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza é bem maior do que se suponha.
. De acordo com a autora, alguns estudiosos utilizam o conceito de “pobreza relativa” como sendo mais adequado para análise do nível da pobreza. Este modelo leva em consideração o padrão de vida de cada sociedade analisando a distribuição da renda e dos recursos econômicose sociais, nos levando, a saber, quantos estão distantes de um padrão de vida médio.
Durante muito tempo no Brasil foi visto a dicotomia entre desenvolvimento econômico e politicas de inclusão social, como se fossem dissociadas da vida produtiva do país. O combate à pobreza era visto como externa às políticas sociais e a filantropia com função de encobrir o dever do Estado.
Diante destes fatos,constatamos que e existência de grandes contingentes abaixo da linha da pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país. Isto porque para os membros de uma sociedade apenas a obtenção de renda não expressa qualidade de vida, pois existem outras necessidades a serem atendidas fundamentais para sobrevivência populacional, como por exemplo, saneamento básico, educação,saúde, cultura, lazer e etc.
A reversão da desigualdade e da pobreza na distribuição de renda e riqueza se dará por meio de ações e politicas públicas capazes de enfrentar o desemprego e a exclusão social. Politicas estas de inclusão, fortalecimento, habilitação, reabilitação, em fim ações concretas com serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade com o compromisso de efetivardireitos sociais.
As politicas públicas devem ser entendidas como garantidoras de direitos socioassitenciais para todos os cidadãos que dela necessitar, ampliando o acesso não só a renda e focadas nos setores mais vulneráveis da população.


Aluna: Ana Claudia da Conceição Rodrigues
Polo : Maragogi













Resolução da questão 5- As vantagens e desvantagens dos diversos modelosde Estado de Bem Estar Social frente ás condições macroeconômicas impostas pela “Nova Ordem Mundial” (globalização, “financeirização” etc.)
O Estado de bem estar social se desenvolveu frente as condições econômicas do pós guerra, tendo como foco o pleno emprego. De acordo com a autora, se todos trabalhassem haveria renda para que todos consumissem o que garantiria o funcionamento do capitalismo.O Estado regulava as relações de trabalho de tal forma que a população trabalhava e destinava sua renda ao consumo.
Os modelos de bem estar social se baseavam em três tipos cada um com características distintas dependendo do grau de participação do Estado, o grau de abrangência em sua cobertura e o grau de proteção que oferece ao trabalhador. O social democrata tinha maior participação do Estadono gasto com a Seguridade Social; que considero esta característica uma vantagem; o Conservador que para obter proteção era necessário esta inserido no mercado de trabalho; considero desvantagem, pois era especifico para uma parte da população e o modelo liberal com baixa participação do Estado nos gastos e reduzida universalidade dos benefícios, considero desvantagem, pois para que um sistema...
tracking img