assistente social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de aprender a falar em público

Quando vamos falar em público é fundamental conhecer claramente o objetivo da intervenção.
Queremos transmitir uma informação (por exemplo, resultados da empresa).
Queremos manifestar uma opinião sobre um tema determinado.
Simplesmente queremos entreter, etc.
Por tanto a finalidade desse objetivo deve orientar-se à intervenção.
Falar em publicosomente não se limita a pedir a palavra e “soltar” um discurso; falar em público consiste em conseguir estabelecer uma comunicação efetiva com o mesmo, aonde a pessoa seja capaz de transmitir suas idéias.
Falar em público é uma oportunidade que temos que saber aproveitar.
Um grupo mais o menos numeroso de pessoas estarão escutando ao orador, quem tem uma ocasião única de poder transmitir suas idéiascom a finalidade de convencer-los.
Por isto, as intervenções se têm que preparar com consciência, o que implica não se limitar somente em elaborar o discurso, senão também em ensaiar a forma na que vamos expor-lo.
O orador tem que conseguir que o público se interesse pelo que vai dizer e isto exige dominar as técnicas da comunicação.
Uma coisa é conhecer uma matéria e outra coisa muitodiferente é saber falar da mesma.
Conhecer o tema é uma condição necessária, mas não suficiente: tem-se que saber expor-lo de uma maneira atrativa, conseguir captar a atenção do público e que não se aborreçam.
O orador tem que se demonstrar interessante, sugestivo, convincente, etc.
Quando vamos falar sobre um tema o primeiro que devemos ter em conta é dominar o assunto. No momento que se tome apalavra deveremos ter um conhecimento sobre o mesmo, superior do que tem o público. O orador tem que ter algo interessante para dizer.
A pessoa deve evitar a qualquer preço falar sobre um tema que apenas domine, pois correria o risco de fazer o ridículo.
Escrever o discurso é só uma parte do trabalho e provavelmente não é a mais difícil, nem tão pouco a mais determinante na hora de alcançar osucesso.
A maneira de como se exponham as idéias, torna-se um papel fundamental.
O mesmo discurso pode resultar um sucesso total ou um grande fracasso em função da habilidade do orador em sua exposição.
Embora demonstre estar nervoso quando se vai falar em público, devemos ter em conta que o público não é o inimigo, que se encontra esperando a mínima falha do orador.
Pelo contrario, quando opúblico assiste ao ato é porque lhe interessa o assunto a que vai se tratar e entende que o orador tem o conhecimento suficiente como para lhe poder aportar algo.
Quando falamos em público devemos prestar atenção não somente no que estamos dizendo, senão de como o estamos contando, do vocabulário que usamos, dos gestos, dos movimentos, da forma de vestir, etc. Tudo isto será valorizado pelo público edeterminará em maior ou menor sucesso da intervenção.
 

Medo em falar em público
Como temos comentado na lição anterior, o público não é o inimigo, muito pelo contrário, são pessoas que consideram que o orador possa lhes acrescentar algo, que não vão perder o seu tempo o escutando.
Por isto, não se deveria ter medo desproporcionado em falar em público, ainda que, sem dúvidas geralmente ébastante habitual.
Ter medo antes de uma intervenção pública é algo natural, pelo que não deveria ser excessivamente autocrítico consigo mesmo por que aconteça isto, e não por isso ser considerado uma pessoa débil e insegura.
Temos que analisar este medo que aflige a pessoa e tratar de descobrir as causas que o originam.
A pessoa se dará conta que grande parte de esse medo é irracional, nãoobedece a motivos lógicos (medo de fazer ridículo, de que riam da pessoa, de gaguejar, de afundar o prestigio profissional, de que o vaiem...).
São situações que não vão acontecer e, portanto esse medo tem que ser rejeitado definitivamente.
Outro tipo de medo pode ser racional: obedece a situações adversas que podem ocorrer (dar um branco, não saber responder a uma pergunta, que não funcione um...
tracking img