Assistente social criativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Ensino a Distancia
Curso: Serviço Social
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Tutor Presencial: Jairane Aquino
Professora Tutora EAD: Edilene Maria de Oliveira
Aluna: Euzilena Rocha Cabral de Oliveira
RA 329330

Desafio

Teresina, Junho de 2011.
O assistente social Criativo
O assistente social que faça a diferença, que sejacriativo, propositivo, inovador, participativo, atuante que não se prenda somente aos conhecimentos adquiridos; que possa desenvolver um trabalho junto a população de forma organizada e interventiva buscando conscientizá-los de seus direitos enquanto cidadãos e que só assim possam viver dignamente. Um assistente social atrelado ao seu Código de Ética, que tenha clareza e vontade de fazer adiferença comprometido com as questões sociais.
Oportunidades: A tecnologia é um recurso que veio para ficar. Nas cidades ou no campo, ela se faz presente e é até mesmo vital, em alguns casos pensemos na tecnologia aplicada a medicina, que possibilita salvar vidas. No caso do Brasil, a medicina tem passado por grandes progressos tecnológicos (Siqueira, 2007). Outro ponto que devemos ressaltar é o papelda educação nesses novos tempos de constantes e perturbadoras transformações. É por meio dela que os seres humanos conseguirão ler e traduzir esse novo mundo, além de se capacitar para responder correspondente a ele. No atual contexto histórico, em que mudar e se adaptar são fatores constantes, cria-se uma necessidade grande de flexibilidade e reliliência, ao mesmo tempo em que se exigem soluçõesinovadoras para problemas novos e antigos. Aliás, identificar e resolver problemas são a principal competência do mundo contemporâneo – a educação deve ajudar a desenvolver. Sabemos que o mundo está em constante mudança e evolução, haja vista o desenvolvimento tecnológico, e científico, bem como as condições humanas de sobrevivência e de novas posturas que temos de assumir diante das mudanças. Cadaindivíduo cria a própria visão do mundo, baseada em sua percepção do cotidiano e daquilo que mais o afeta.
Ameaças: O que é certo hoje é errado amanhã, e o que é bom pode se transformar em ruim. Podemos citar como exemplo de dualidade a questão do avanço constante da tecnologia, que, por um lado, melhora e facilita nossa vida e, por outro, estimula o individualismo em um mundo que, mais do quenunca, depende da interação e da forte convivência entre as pessoas. Uma força que impulsiona as transformações é o conflito entre os opostos, vamos pensar em alguns exemplos: em geral, valorizamos a saúde quando ficamos doentes ou vemos alguém doente; só lutamos pela paz porque conhecemos as conseqüências da guerra. Um novo tipo de ser humano emerge um ser que precisa ser versátil e rápido osuficiente para gerenciar o volume de informações a que está exposto em função da tecnologia e buscar soluções para desafios que lhe são colocados diariamente. Estamos vivendo a transição da sociedade do conhecimento para a sociedade da consciência, o que faz emergir uma nova visão de mundo. A noção do homem como ser determinado biologicamente pelo meio em que vive e de ampliar a visão do ser humanocomo apenas biológico, social e cultural, mas também como emocional, intelectual e espiritual. Talvez essa nova noção auxilie na busca por mais sentido à nossa existência, hoje ameaçada pelo caos em que vivemos – caos esse ligado ao excesso de consumismo e a visão mecanicista do mundo.
Marketing Pessoal e Serviço Social
Ajuda no desenvolvimento de uma identidade marcante, que nos diferencie dosnossos concorrentes. Em uma sociedade global, o desafio está em se destacar, em se diferenciar para ser notado.
É a parte da elaboração de um projeto de vida, permitindo-nos saber o que o consumidor quer e comparar com o que podemos oferecer, sempre considerando os valores, os limites e as potencialidades.
Importância da Comunicação no Serviço Social
Comunicação é a capacidade de transmitir um...
tracking img