Assistencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSISTENCIALISMO

No texto proposto, sob a autoria de Dilton Ribeiro de Couto Junior, trata da Desigualdade Social, do assistencialismo e da Política Publica de Educação. E um texto contemporâneopublicado em 12/09/2007.
No presente texto o autor aborda as práticas assistencialistas das entidades filantrópicas e voluntaristas para promover o desenvolvimento social, com o objetivo de vencer apobreza e a desigualdade, e que essas medidas não devem ser as únicas maneiras de buscarem a transformação social.
Segundo o autor a inclusão está bem próxima a realidade, desde que haja um novomodelo de sociedade, sendo que a educação e a eficiência das políticas públicas estejam presentes no âmbito sociais, mas desde que seja exigido o compromisso no planejamento, e fiscalização da execução dasLeis, coisa que não acontece no modelo social vigente.
O mérito do texto fica explicito na visão crítica que ele nos dá sobre as praticas filantrópicas assistencialistas, onde podemos perceber qualo grau de transformação que pode ser alcançado ou não. Sua contribuição é bastante importante para termos uma visão clara do que é assistencialismo e do que é ser assistência social.
O que mais foichamativo no texto, e a falta de interesses das políticas públicas em serem eficientes e eficazes, sendo que o problema poderia ser amenizado com a implantação de políticas educacionais de qualidade.De acordo com o texto abordado, podemos notar que a pobreza e a desigualdade marcam a nossa história há muito tempo e resolver o problema é desafio dos governantes, no entanto é mais complicado do queparece, são diversos fatores que determinam a condição social da maioria. A má distribuição de renda é uma das principais causas da pobreza, mas para o capitalismo a desigualdade social é muito útil,pois serve de estimulo aos assalariados esforçarem cada vez mais na tentativa de obter melhores condições de vida.
Conclui-se que a sociedade precisa de mudança social, para que não seja obrigado...
tracking img