Assistencia d enfermagem ao paciente colostomizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COLOSTOMIZADO
1 Tamires Raquel Araújo
RESUMO:As patologias do trato gastrointestinal levam muitas vezes à realização de uma cirurgia radical resultando em uma ostomia (colostomia) de caráter temporário ou mesmo definitivo. Essa situação traz à tona uma série de aspectos importantes que deverão fazer parte do planejamento da assistência de enfermagemUmacolostomia é a criação cirúrgica de uma abertura para dentro do cólon. Pode ser criada como um desvio fecal temporário ou permanente. Ela possibilita a drenagem ou evacuação do conteúdo colônico para fora do corpo. Utilizou-se como marco metodológico um levantamento bibliográfico em livros e revistas específicos da enfermagem, em português, que discorressem sobre a assistência de enfermagem diante dopaciente submetido à colostomia enfatizando a importância da implementação de um plano de cuidados que visem uma assistência sistematizada e individualizada para o paciente e familiar.
Palavras-chave: Colostomia, Assistência, Enfermagem, Família.
ABSTRACT:The patologias of the gastrointestinal treatment take many times to the accomplishment of a radical surgery resulting in a ostomia (colostomia) oftemporary or exactly definitive character. This situation brings to tona a series of important aspects that they will have to be part of the planning of the assistance of enfermagemUma colostomia is the surgical creation of an opening for inside of cólon. It can be created as a temporary or permanent fecal shunting line. It makes possible the draining or evacuation of the colônico content for isof the body.It was used as metodológico landmark a bibliographical survey in books and specific magazines of the nursing, in Portuguese, who ahead discoursed on the assistance of nursing of the patient submitted to the colostomia emphasizing the importance of the implementation of a plan of cares that aim at an assistance systemize and individualizada for the familiar patient and.
keywords:Colostomia, Assistance, Nursing, Family.
_______________________________________________________________
1Acadêmica de enfermagem pela Faculdade São Francisco de Barreiras-FASB.
 

Introdução
As patologias do trato gastrointestinal levam muitas vezes à realização de uma cirurgia radical resultando em uma ostomia (colostomia) de caráter temporário ou mesmo definitivo. Essa situação traz à tona uma sériede aspectos importantes que deverão fazer parte do planejamento da assistência de enfermagem (POTTER; PERRY, 2004).
O paciente submetido a esse tipo de procedimento agressivo, que altera a sua fisiologia gastro-intestinal, auto-estima, imagem corporal, além de outras modificações em sua vida devido à presença de colostomia tem constituído um desafio para o cuidado pelo enfermeiro (IDEM).
Asenfermeiras devem reconhecer a necessidade de privacidade do paciente, bem como de educação continuada. Isso requer uma abertura para discutir questões críticas e sensíveis com o paciente, bem como o histórico efetivo, tratamento e comunicação da enfermeira.
Ao longo da vida, o ser humano enfrenta problemas decorrentes de alterações de seu estado de saúde, geralmente necessitando de sua efetivaparticipação no plano terapêutico, visto que, muitas vezes, a desejada "cura" não se constitui numa dimensão concreta, em um determinado momento, mas se desenvolve num dinâmico processo de busca de compensações, adequações e adaptação a novas condições que se apresentam.
Desse modo, quando o problema enfrentado é crônico, tais como aqueles relacionados à presença de uma colostomia – comunicação dointestino grosso com o exterior através do abdome o indivíduo necessita adaptar-se à sua nova condição de vida e estar preparado para lidar com relações intra e interpessoais e com o mundo.
Diante do exposto, justifica-se a necessidade de um levantamento bibliográfico que objetive conhecer os principais cuidados que a enfermagem deve direcionar ao paciente submetido à Colostomia.
Revisão Bibliográfica...
tracking img