Assistencia social no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Política de Assistência Social no Brasil



A assistência social no Brasil ao longo da história tem sido vista como uma ação tradicionalmente paternalista e clientelista do poder público,associada às primeiras Damas, com um caráter de “ajuda”, transformando o usuário na condição de "assistido", "favorecido" e nunca como cidadão, usuário de um serviço de direito.

Tambémconfundida com a caridade da igreja, com a ajuda aos pobres e necessitados, a assistência social era vista de forma fragmentada, residual, próxima das práticas filantrópicas, um espaço de reprodução daexclusão e privilégios e não como mecanismo possível de universalização de direitos sociais.

A Assistência sempre se apresentou aos segmentos progressistas da sociedade como uma prática e nãocomo uma política. Era vista até como necessária, mas vazia de "conseqüências transformadoras", onde sua operação mantinha-se isolada e desarticulada de outras práticas sociais.

Porém, operíodo pós-constitucional (1998) foi marcado por uma série de modificações profundas no campo social e da cidadania. A Constituição Cidadã de 1988 inova em aspectos essenciais, com novos conceitos e novosmodelos de assistência social, especialmente se tratando da descentralização político-administrativa, alterando as normas e regras centralizadoras e distribuindo melhor as competências entre o PoderCentral (União) e os poderes regionais (Estados) e locais (municípios).

A assistência social passa então a ser vista como dever do Estado e direito do cidadão, como política pública, fazendoparte do tripé da seguridade social: saúde, previdência e assistência social.

Entre as principais ações transformadoras da política de assistência social no Brasil, está a criação da LOAS (LeiOrgânica da Assistência Social - 8.742 de 07/12/93), um conjunto de idéias de concepção e de direitos, que introduz uma nova forma de discutir a questão da Assistência Social, substituindo a visão...
tracking img