Assistencia de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS
Assistência De Enfermagem Em Unidade De Tratamento De Queimados
 
Publicado em 03 de junho de 2008 em Saúde e Beleza

 Carla Simone da Cunha Carvalho[1]
Daisy Marillya Xavier Leite[2]
João Carlos Soares de Oliveira[3]
Matheus Vieira Bastos[4]
RESUMO
Queimaduras são lesões comuns, a maioria de pequena extensão autotratáveis,aquelas com maior extensão são lesões graves que exigem tratamentos intensivos e reabilitação. A profundidade da lesão é classificada como sendo de primeiro, segundo e terceiro graus. A determinação da extensão da área de superfície corporal total lesionada ASCT, para calculo rápido é a regra dos nove. O tratamento inclui debridamento, curativos, escarotomia, fasciotomia, enxertos, reposiçãohídrica, balneoterapia. O avanço da ciência e tecnologia possibilitou o aumento da sobrevida dos clientes com queimaduras, diminuindo a taxa de mortalidade em níveis expressivos. A humanização busca resgatar o sentido a assistência à saúde ao ser humano refletindo sobre as práticas do serviço de enfermagem em uma unidade de tratamento de queimados UTQ.
Palavras-chave: Queimaduras. Humanização.Atuação do enfermeiro. Enxertos.
INTRODUÇÃO
Em nossos estudos um dos aspectos evidenciados que merecem destaque é a humanização da assistência de enfermagem na UTQ. A literatura atual reativa as questões éticas e bioéticas têm ressaltado a desumanização da equipe multiprofissional ao contato com o paciente queimado, pois este necessita de um tempo maior de internação hospitalar. A preocupação do serhumano com sua estética após um acidente por queimadura é de extrema importância podendo afetar seu psicológico influenciando o tratamento e reabilitação.
Queimadura é uma lesão em determinada parte do organismo desencadeada por um agente físico. Dependendo deste agente podem ser classificadas em térmicas, elétricas e químicas. Esses agentes agem no tecido causando destruição parcial ou total dapele e seus anexos podendo atingir camadas profundas, como tecido subcutâneo, músculos tendões e ossos. (KNOBEL, 2006).
Quando se faz uma avaliação das causas das queimaduras observa-se que, na esmagadora maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável. A prevenção de lesões por queimaduras no local de trabalho deve incluir o manuseio seguro de substâncias, produtosquímicos, líquidos quentes, fósforos, eletricidade tendo maior atenção para crianças, adolescentes, bem como adultos com o uso incorreto da combinação de gasolina e tabagismo (SMELTZER et al, 2006).
No entender de Dal Molin, (2004) a dor causada pela queimadura faz com que, na situação de emergência domiciliar, as pessoas utilizem pomadas e ungüentos além de uma infinidade de outros produtos (borra decafé, margarina, creme dental, etc.). A pasta de dente, por exemplo, pelo seu frescor que é freqüentemente usada, no entanto, há substâncias anti-sépticas que são extremamente irritantes aos tecidos expostos na zona da lesão queimada. O controle da dor é um dos principais objetivos da enfermagem no tratamento do paciente queimado.
Na vigência da dor o paciente poderá apresentar vários sintomassegundo,Smeltzer et al, (2006) taquicardia, sudorese, hipertensão, agitação e desconforto respiratório. Medidas de controle, analgésico e sedação são freqüentemente necessárias. A gravidade de uma queimadura é determinada principalmente pela extensão, área de superfície corporal total queimada (ASCT) e pela sua profundidade.
O tratamento de um paciente queimado inclui vários procedimentos,dependendo da extensão e da gravidade das queimaduras, atendimento de emergência, alívio da dor, debridamento e enxertia entre outros. Uma boa equipe multiprofissional, com Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Psicólogos e Terapeuta ocupacional é imprescindível para a recuperação do paciente (ERAZO, 2006).
Segundo o autor citado, atualmente se discute a necessidade de humanizar o cuidado, a...
tracking img