A enfermagem tem procurado sistematizar a assistência, a qualidade do cuidado e a comunicação ao paciente com isso procuram-se fazer com que o mesmo no pós-operatório tenha menos riscos decomplicações, contribuindo para sua recuperação. Apendicite é a inflamação do apêndice vermiforme, podendo ser causada por dificuldade de drenagem do conteúdo apendicular, aumento do volume do apêndice e mudançasna circulação. Ela é caracterizada clinicamente por dor localizada na região periumbilical, náuseas e/ou vômitos, e febre baixa. O tratamento indicado é a apendicectomia, que é uma intervençãocirúrgica destinada a remoção do apêndice, e realizada após uma hipótese diagnóstica de apendicite, diminuindo o risco de perfuração do intestino grosso. O objetivo desse trabalho foi descrever a assistênciade enfermagem no período pós-operatório de uma apendicectomia. Trata-se de um relato de experiência, realizado por discentes e docentes do curso de enfermagem no mês de novembro de 2011, durante aspraticas hospitalares da disciplina Enfermagem Cirúrgica I, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras - PB, na clinica cirúrgica do Hospital Regional de Sousa. Aplicou-se o processode enfermagem em um jovem no pós-operatório de apendicectomia. Como resultado, evidenciou-se que o paciente de 16 anos teve diagnostico médico de apendicite aguda, o qual apresentava dores noquadrante inferior direito, náuseas, sinal de Blumberg + e exames laboratoriais alterados. No pós-operatório imediato, ao exame físico, constatou-se incisão cirúrgica limpa, sem sinais flogísticos, uso deacesso periférico em MSE, RHA hipoativos, abdome com dor à palpação e percussão, eliminações intestinais ausentes há dois dias, dor ao urinar. Os principais diagnósticos de enfermagem foram: Risco parainfecção relacionado à FO;Risco pclui-se que acompanhar um pós-operatório de apendicectomia permitiu-nos aprofundar nossos conhecimentos sobre a patologia e desenvolvimento da assistência de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Assistencia de enfermagem no pos operatorio de uma apendicectomia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assistencia-De-Enfermagem-No-Pos-Operatorio/597004.html

MLA

"Assistencia de enfermagem no pos operatorio de uma apendicectomia" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assistencia-De-Enfermagem-No-Pos-Operatorio/597004.html>.

MLA 7

"Assistencia de enfermagem no pos operatorio de uma apendicectomia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assistencia-De-Enfermagem-No-Pos-Operatorio/597004.html>.

CHICAGO

"Assistencia de enfermagem no pos operatorio de uma apendicectomia." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assistencia-De-Enfermagem-No-Pos-Operatorio/597004.html.