Assistencia de enfermagem no cuidado humanizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO BICO DO PAPAGAIO-FUNEB
FACULDADE DO BICO DO PAPAGAIO – FABIC
CURSO DE ENFERMAGEM

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO CUIDADO HUMANIZADO

Keicyanne Tays Neves do Egito[1]
M. SC. Pietro Lopes[2]

RESUMO

Este trabalho faz uma abordagem simples e concreta sobre: “Assistência de enfermagem no cuidado humanizado”, onde o principal objetivo é mostrar como se prestaum verdadeiro cuidado humanizado nas unidades hospitalares, seus efeitos, e se realmente um cuidado humanizado interfere de forma positiva no processo de reabilitação física e mental do paciente, salientando a importância da humanização no contexto hospitalar, na formação de profissionais para o cuidado, entre si e dos profissionais com os pacientes.

Palavras-chaves: assistência, cuidado,humanização, profissional.

1 INTRODUÇÃO

O presente estudo direcionado ao processo de aprendizado abrange a temática Humanização, Humanização e tecnologia, A humanização do trabalhador para a humanização do cuidado, Assistência de enfermagem humanizada, Programa Nacional de Humanização Hospitalar (PNHAH) bem como um cuidado humanizado.
Em sua concepção, contempla-se que a Humanizaçãoé usar de nossa humanidade para cuidar da humanidade do outro, onde o profissional da saúde, ao receber o paciente, deve tratá-lo humanamente, com calor, identificando-se com sua dor, isto é, compaixão; oferecer-lhe segurança; olhar e permitir ser olhado, ouvir e permitir ser ouvido, sem julgamentos, ofensas e muito menos agressões, devendo o paciente ser o centro de atenções.
Com o passardos tempos, a área da saúde vem alcançando grandes avanços tecnológicos, que por sua vez, são imprescindíveis no momento de uma assistência, porém, não se devem dar as maquinas mais importância e atenção que ao próprio paciente, é importante que a tecnologia e a humanização caminhem de mãos dadas para que assim, possamos ter um resultado positivo e satisfatório de uma assistência prestada aospacientes.
Falando-se em humanização, vale ressaltar a importância da humanização dos profissionais da saúde, uma delas seria proporcionar melhores condições de trabalho, sendo isso, uma forma de amenizar a grande tensão e o desgaste provocado pelo contato direto com as dores das pessoas.
Com o profissional satisfeito com sua condição trabalhista, com certeza teremos uma assistênciahumanizada, por meio de uma dedicação maior, pelo amor a profissão, pelo que faz, assim, se tornará constante o costume de dar um bom dia, olhar nos olhos do paciente quando falar com ele, ouvir o que ele tem a dizer, aceitar suas condições e manter um relacionamento afetivo entre profissional e paciente.
Procurando dar-se uma melhor assistência humanística, o Ministério da Saúde criou oPrograma Nacional de Humanização Hospitalar (PNHAH), com o objetivo de quebrar as barreiras entre os colegas de trabalho e principalmente no relacionamento dos profissionais com os pacientes, é necessário mudar a forma como os hospitais se posicionam frente ao seu principal objeto de trabalho - a vida, o sofrimento e a dor de um indivíduo fragilizado pela doença, para os profissionais será umaoportunidade de resgatar o verdadeiro sentido de sua prática, sentido e valor de se trabalhar numa organização de saúde.
Diante disso, o cuidado humanizado ao paciente deixou de ser um sonho para se tornar uma realidade. O cuidado humano é uma característica humana. O cuidar é uma forma de expressão, de relacionamento com o outro ser, seja ela verbal ou não verbal, respeitando seus limites e propondouma relação afetiva com o outro.
De um modo mais amplo, a humanização em qualquer situação é indispensável, devendo parti de cada um de nós, o ato de humanizar.

2 HUMANIZAÇÃO

O conceito de humanização segundo o dicionário Aurélio, significa “Ato ou efeito de humanizar. Humanizar e tornar humano, dar condição humana a humanar”.
De acordo com Paterson e Zderad,...
tracking img