Assistencia de enfermagem em pacientes queimados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A queimadura está entre os traumas mais graves, pois, além dos problemas físicos que podem levar o paciente à morte, pode acarretar outros problemas de ordem psicológica e social além de abranger todas as idades e pessoas de diversas classes sociais existem muitas formas de acidentes relacionados a queimadura em si,a falta de atenção,acidentes no trabalho estas são uma das maisfreqüente abrangendo milhares de pessoas em todo o Brasil.O que leva essa demanda a procurar hospitais em busca de atendimento especializado,onde a enfermagem atua de forma direta com contato psicológico e físico através dos casos clínicos ,observando principalmente as alterações fisiológicas,as causas da queimadura,inspecionando a profundidade e oferecendo total cuidado ao paciente.
Anatomia eFisiologia da Pele
Além de indispensável na vida humana a pele é um anexo cutâneo mais importante e órgão de maior extensão,esta recobre e protege o corpo contra corpos estranhos sobre os tecidos mais profundos,funciona regulando a perda de água,a homeotase devido à ação das glândulas sudoríparas e dos capilares sanguíneos. Quando esta proteção se encontra destruída total ou parcialmente em decorrênciade queimaduras, ocorre uma alteração da homeostase humana, comprometendo assim, a sobrevivência do indivíduo.
A pele assim como todos os compartimentos anatômicos do corpo tem divisões,a epiderme a derme e hipoderme e os anexos como folículos pilosos. 
Epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Áreas com maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada maisgrossa, e chegam a até 2 mm de espessura,constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queranócito, produtora da queratina(responsável pela proteção).Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme pois a epiderme é avascular e sua nutrição deriva dos capilaresdérmicos.
Intercalados entre os queratinócitos, há outros tipos celulares, como os melanócitos, as células de Langerhan e as células de Merkel.
Derme é um tecido conjuntivo de sustentação da epiderme É constituído por fibrinas de colágeno e elastina com numerosos fibrócitos que fabricam estas proteínas e sustentam o tecido,são constituídas de duas camadas principais a papilar junto a epiderme e a camadareticular mais densa,é na derme qu inclue o sensor ao calor chamado Órgão de ruffini e terminações nervosas livre sensível à dor e temperatura no caso de um queimadura na pele.
Hipoderme é mais conhecida como o organismo contra o frio pelo fato de ser constituída por tecido adiposo faz conexão tanto com a derme quanto com a fascia muscular (que reserva energia e temperatura,modela a supeficiecorporal, fixação dos orgão e absorção de choques.
As várias estruturas da pele exercem funções primordiais para a sobrevivência do organismo as quais,
*  Os melanócitos exercem proteção contra os efeitos indesejáveis da radiação solar ultravioleta por meio da melanina, que a absorve amplamente.
*  Os nervos dérmicos têm a importante função de percepção do meio.
*  As fibras colágenas e elásticasda derme e sua substância fundamental conferem à pele propriedades viscoelásticas e de resistência que a protegem.
*  A termorregulação se dá pela extensa rede vascular cutânea, através do controle do fluxo sanguíneo, e pelas glândulas sudoríparas écrinas, cuja secreção proporciona o resfriamento por evaporação a partir da superfície da pele.
*  O papel da pele na proteção imunológica doorganismo se deve principalmente à célula de Langerhans, que participa de várias reações imunológicas, inclusive na interação macrófago-célula T e nas interações entre linfócitos T e B.

Anatomicamente os pacientes com queimaduras de face,mãos pés,períneo e com injúras respiratórias apresentam maior morbidade,maior indicde de seqüelas limitadas na fase crônica e de mortalidade,recomenda-se atençõa...
tracking img