Assistencia da enfremagem nas cirurgias da via urinaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão

Curso: Técnico em Enfermagem- III Módulo

Disciplina: Clínica Cirúrgica

Orientador (a): Prof.º Gutembergue Moreira















Assistência da enfermagem no pré, trans e pós-operatório das cirurgias das vias urinárias.






















Feira de Santana

2012


CentroTerritorial de Educação Profissional do Portal do Sertão

Curso: Técnico em Enfermagem- III Módulo

Disciplina: Clínica Cirúrgica

Orientador (a): Prof.º Gutembergue Moreira

Componentes:

• Aurilene

• Fabiana

• Larissa

• Natalícia

• Walquíria



































Feira de Santana

2012

IntroduçãoO sistema urinário é composto por dois rins, dois ureteres, uma bexiga urinária e uma uretra. Além de eliminar substâncias desnecessárias e prejudiciais (como resíduos metabólicos das células, toxinas, etc), este sistema realiza também outras funções, muito importantes para o nosso organismo.
Existem diversas disfunções ou doenças que afetam os órgãos do sistema urinário, por isso, a realizaçãodesse trabalho nos possibilita maior entendimento sobre o assunto, além de expor, detalhadamente, as condutas que a equipe de enfermagem realiza antes, durante e após um procedimento cirúrgico realizado em pacientes com problemas nas vias urinárias.






















Definição do Sistema urinário


Sistema urinário é um conjunto de órgãos envolvidos com a formação,depósito e eliminação da urina.








Funções do sistema urinário


Dentre estas importantes funções estão o controle do volume e composição do sangue, auxílio na regulagem da pressão e pH sanguíneos, transporte da urina dos rins à bexiga urinária, armazenamento e eliminação da urina, etc.

Dentro do sistema urinário, cabe aos rins a execução do principal trabalho. É através delesque ocorrerá a regulação dos níveis iônicos no sangue, controle tanto do volume quanto da pressão sanguínea, controle do pH do sangue, produção de hormônios e a excreção de resíduos.

As outras partes que compõe este sistema trabalham mais especificamente como vias de passagem e armazenamento temporário.

Problemas no sistema urinário









Existem diversas disfunçõesou doenças que afetam os órgãos do sistema urinário. Entre elas, podemos citar a incontinência urinária, a cistite, os cálculos renais e a nefrite.
A incontinência urinária atinge principalmente as mulheres e sua incidência aumenta com a idade. Existem diversos tipos de incontinência, mas, de maneira geral, o problema é caracterizado pela eliminação involuntária de urina através dauretra.
Cistite é o nome dado ao processo de inflamação ou infecção da bexiga, geralmente provocado por bactérias. Alguns dos sintomas da cistite são: aumento da frequência de micção, dor ou ardência ao urinar, febre e dores na região da bexiga. O tratamento é realizado através da administração de antibióticos, receitados de acordo com o tipo de bactéria infectante.
Durante osprocessos de filtração e reabsorção do sistema urinário pode ocorrer a formação de pequenos cristais de sais minerais e outras substâncias. Dependendo do tamanho dos cristais e de características individuais do organismo, estes podem passar despercebidos ou provocar uma doença conhecida como CÁLCULO RENAL. No segundo caso, a pessoa sente fortes dores na região dos rins e muita dor ao urinar. Dependendodo tamanho do cálculo, ele pode ser eliminado naturalmente com a urina, ou pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para a sua remoção.
A nefrite é uma inflamação nos néfrons que provoca lesões nos glomérulos de Malpighi. Existem dois tipos principais de nefrite: a aguda e a crônica.
A nefrite aguda pode ser causada por alguns vírus ou bactérias. A forma crônica pode ser uma...
tracking img