Assistencia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

INTRODUÇÃO

Esse trabalho terá seu fim em mostrar informações importantes sobre as empresas de petróleo sendo uma delas a Petrobras. E com isso também demonstrar alguns impactos nos cuias estão sendo causados gradativamente em nosso meio ambiente e o que muitos estão fazendo para reverter esse processo.

DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

Em 1998, o Conselho EmpresarialMundial para o Desenvolvimento Sustentável (Word Business Council for Sustainable Development - WBCSD), primeiro organismo internacional puramente empresarial com ações voltadas à sustentabilidade, definiu Responsabilidade socioambiental como "o compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidadede vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo". Pode ser entendido também como um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar à inclusão social e o cuidado ou conservação ambiental.

“Nós deveríamos nos preocupar mais com o futuro, até porque passaremos o resto de nossas vidas nele.”  Como diz:Charles F. Kettering. Os problemas ambientais vividos no mundo hoje são conseqüências diretas da intervenção humana no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta e comprometendo a vida. Um dos principais problemas vividos pela humanidade nos dias de hoje é o efeito estufa, trata-se de um fenômeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipadade volta para o espaço, mas que permanecem na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados gases estufa. Entre os que ocorrem naturalmente está vapor de água (H2O), dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e o ozônio (O3). OS PROBLEMAS RELACIONADOS A RESÍDUOS No Brasil, segundo dados de 1989 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, cada brasileiroproduz em média 600g de lixo diário ou 219 kg por ano, supondo que a população brasileira seja aproximadamente 200 milhões de habitantes 43.800.000.000 kg de lixo produzidos ao ano. Os índices de desperdício são assustadores, chegando a 35% da produção de hortifrutigranjeiros e 33% na construção civil. A cada três prédios construídos, poder-se-ia fazer um novo edifício com o entulho jogado fora.Da parcela do lixo que é coletada, apenas 28% recebe alguma forma de tratamento e/ou disposição final (23% depositado em aterros sanitários, 3% comportado e 2% reciclado). O restante (72%) vai para despejo a céu aberto nos lixões, favorecendo a proliferação de vetores biológicos como moscas, mosquitos, baratas, ratos, etc., responsáveis por inúmeras doenças, como diarréias infecciosas,leptospirose, etc. OS PROBLEMAS RELACIONADOS À ÁGUA A disponibilidade de água potável, é uma fonte de preocupações mundiais, sendo considerada por especialistas em meio ambiente como o grande problema do próximo milênio. As justificativas são muitas, entre elas pode-se citar que, do total de água do mundo apenas 3% é água doce e só 0,03% do total se encontra em superfícies acessíveis. O consumo de água sesitua como uma das necessidades básicas do ser humano, crescendo em taxas superiores às suportadas pelo planeta em médio prazo. Em 1940, o consumo mundial era de um trilhão de litros por ano. Em 1960, já estava em dois trilhões, pulando para 4 trilhões em 1990. No ano 2000 era de cinco trilhões de litros de água por ano. O limite de nove trilhões de litros, estimado por órgãos internacionais, seráalcançado em 2015.

A urbanização traz importantes impactos ao meio ambiente, especialmente nas grandes cidades, onde a flora, a fauna, o relevo, as fontes de água e o clima sofrem alterações significativas, resultando na poluição e na degradação ambiental, além de outros problemas como a poluição sonora, a poluição visual, a poluição das águas, do solo e da atmosfera, os esgotos, os resíduos...
tracking img