Assistência de Enfermagem ao paciente vítima de Trauma Raquimedular


Amanda Ordonho
Ana Carolina Baldovi
Andréa Almeida
Gabriella Salmi
Lyvia Maria Nunes
Marcela Rubia
Patrícia HelenaNicoleti
Tatiana Martins Duarte


Resumo


O objetivo deste trabalho é a revisão bibliográfica das principais intervenções voltadas para a qualidade de vida dos portadores de traumaraquimedular. Através dessa revisão foi possível avaliar o perfil epidemiológico, que em sua maioria acomete adultos jovens do sexo masculino, em idade produtiva. A maior incidência encontrada foi na etiologiatraumática por acidentes automobilísticos. O momento da remoção do traumatizado no local do acidente e imobilização se tornam fatores decisivos para a preservação da lesão primária. Os cuidadosespecíficos estendem-se para a fase de reabilitação, tratamento e mudança da vida diária do traumatizado. Os cuidados de enfermagem influênciam diretamente na recuperação do físico e emocional do paciente,como também para as mudanças desta nova vida.


Descritores

Trauma raquimedular, cuidados de enfermagem, reabilitação.



Introdução

O traumatismo da coluna vertebral com lesãoirreversível da medula é um evento agudo e inesperado que altera drasticamente


a vida do indivíduo acometido pelo trauma, gerando desastrosas conseqüências à sua pessoa, família e a sociedade emque vive, (VENTURINI; DECESÁRO e MARCON, 2007).
A lesão medular vem se tornando nos últimos anos um problema de saúde pública, haja vista, que além de ser uma grave síndrome neurológicaincapacitante, incide marjoritariamente sobre uma população jovem, portanto, no auge de sua produtividade socioeconômica, homens com idade entre 15 e 35 anos, dos quais 70% tornam-se paraplégicos e 30%tetraplégicos, (BOTELHO et al, 2001).
A etiologia do Trauma Raquimedular (TRM) varia em função das características de cada região e do tipo de atividade da população, e podem ser ocasionadas por... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Assistência de enfermagem ao paciente vítima de trauma raqui-medular. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assist%C3%AAncia-De-Enfermagem-Ao-Paciente-V%C3%ADtima/701650.html

MLA

"Assistência de enfermagem ao paciente vítima de trauma raqui-medular" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assist%C3%AAncia-De-Enfermagem-Ao-Paciente-V%C3%ADtima/701650.html>.

MLA 7

"Assistência de enfermagem ao paciente vítima de trauma raqui-medular." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assist%C3%AAncia-De-Enfermagem-Ao-Paciente-V%C3%ADtima/701650.html>.

CHICAGO

"Assistência de enfermagem ao paciente vítima de trauma raqui-medular." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Assist%C3%AAncia-De-Enfermagem-Ao-Paciente-V%C3%ADtima/701650.html.