Assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistência de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico

A Assistência de Enfermagem ao cliente cirúrgico consiste em acompanhar o paciente em toda a sua estadia no hospital, desde a sua internação até a alta após a cirurgia, devendo a enfermagem ficar atenta a todas as alterações que poderão surgir e atuar na recuperação plena do paciente.
Cirurgia - afeta paciente e família - custo financeiro,desconforto, estresse emocional e fisiológico, desestruturação da vida, ansiedade, medo da morte.
Devido à possibilidade de ocorrência de complicações cirúrgicas, é exigido da enfermagem um sólido conhecimento sobre todos os aspectos do cuidado ao paciente cirúrgico, desde o pré-operatório ao pós-operatório, passando por uma compreensão plena sobre a atividade intra-operatória.
O conhecimento e ahabilidade devem estar alicerçados nos preceitos éticos da profissão a fim de garantir uma assistência de enfermagem com qualidade.

Assistência perioperatória de enfermagem
Cuidados de Enfermagem no Pré-operatório

A cirurgia, seja eletiva ou de emergência, é um evento estressante e complexo. Pessoas com problemas de saúde que necessitem de uma intervenção cirúrgica, geralmente são submetidasa administração de anestesia local, regional ou geral. O desenvolvimento de agentes anestésicos tem recentemente focalizado as drogas de curta ação e rápida recuperação.
Os avanços tecnológicos têm levado a procedimentos mais complexos, como o desenvolvimento de técnicas de microcirurgia ou o uso de laseres; os mais sofisticados equipamentos e os mais sensíveis aparelhos de monitorização. Acirurgia hoje envolve transplante de múltiplos órgãos, a implantação de equipamentos mecânicos e a reiplantação de partes corporais.

A Enfermagem Perioperatória
Expressão utilizada para descrever as diversas ações de enfermagem, associadas com a experiência cirúrgica, sendo um termo abrangente que incorpora as fases desta experiência – pré-operatória, transoperatória ou intra-operatória epós-operatória. As fases começam e terminam em tempo próprio nas seqüências dos eventos constitutivos das experiências cirúrgicas e incluem vários aspectos e atividades de enfermagem, sendo utilizado o processo de enfermagem e os padrões da prática.



Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP)
SAEP - Processo que objetiva a promoção, manutenção, recuperação da saúde do clientee da comunidade, devendo ser desenvolvido pelo enfermeiro com base nos conhecimentos técnicos e científicos inerentes à profissão.
Método para organizar o cuidado individualizado e administrar a assistência, favorecendo maior integração do enfermeiro com o paciente, família e a comunidade.
Necessita de uma ou mais teorias de enfermagem para fundamentar a prática da assistência de enfermagem.
Dásustentação às ações de enfermagem no Centro Cirúrgico, no âmbito assistencial, na promoção da saúde e prevenção de complicações pós-operatórias.
Requer do enfermeiro interesse em conhecer o paciente como individuo, utilizando para isso seus conhecimentos e habilidades, alem de orientação e treinamento da equipe de enfermagem para a implementação de ações sistematizadas.
Assegura aidentificação, a avaliação e a monitorização da assistência de enfermagem.
O processo compreende as seguintes fases – avaliação pré-operatória, identificação de problemas, planejamento da assistência de enfermagem e avaliação pós-operatória.

Objetivos da SAEP

Levantar e analisar as necessidades individuais do paciente a ser submetido ao procedimento anestésico cirúrgico.
Auxiliar o paciente e suafamília a compreender seu problema de saúde, a preparar-se para o procedimento anestésico- cirúrgico proposto e suas conseqüências e a utilizar seus mecanismos de defesa, fisiológicos e psicológicos, durante esse período.
Diminuir ao máximo os riscos inerentes ao ambiente do Centro Cirúrgico e da Sala de Recuperação Pós-Anestésica, bem como colaborar na consecução desses procedimentos, pela...
tracking img