Assistência de enfermagem às gestantes com pré-eclâmpsia.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1919 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 Tema
Assistência de enfermagem às gestantes com pré-eclâmpsia.
1.2 Orientando
Genivaldo Cavalcante, Gleice Silva, Luciana Lima, Laerth Souto, Núbia Reis e Teddy Froz.
1.3 Orientadora
Enfª Rosimary Correa de Oliveira
1.4 Instituição
Centro Universitário do Maranhão – Uniceuma
1.5 Período da pesquisa
Fevereiro à Março de 2012
2 Justificativa
“A pré-eclampsia podeser conhecida como a doença hipertensiva da gravidez (DHEG), devido o desenvolvimento de proteinúria significativa e edema de face e mãos, ocorrendo na vigésima semana de gestação”. (BARROS, 2006, p. 85).
Segundo Caroline et al. (2008):
A pré- eclampsia compreende um conjunto de problemas que só ocorre durante a gravidez. Engloba desde casos leves da hipertensão arterial e o inchaço no início dagestação até os quadros de eclampsia e síndrome da HELLP, ocorrendo geralmente após a 20ª semana de gravidez.

As complicações hipertensivas na gravidez são as maiores causas de morbimortalidade materna e fetal, ocorrem em cerca de 10% de todas as gestações, sendo mais acometidas mulheres nulíparas, em gestação múltipla, mulheres com hipertensão há mais de 4 anos, história de hipertensão emgravidez prévia e de doença renal, e com história familiar de pré-eclâmpsia, que é uma síndrome de vasoconstricção aumentada com diminuição da perfusão, de uma hipertensão primária ou crônica preexistente (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2006).
“Pré-eclampsia é uma síndrome multissêmica caracterizada por hipertensão e proteinúria, após 20 semanas de gravidez, em mulheres com PA normal previa. Desta formaafirma que a proteinúria é definida como a presença de proteína.” (REZENDE, 2006, p. 93).
A hipertensão arterial decorrente da elevação na resistência vascular é o sinal precoce da pré-eclampsia. A maior resistência vascular é resultado do aumento da atividade simpática, uma resposta exagerada à adrenalina e a noradrenalina circulante, e do aumento da sensibilidade à angiotensina. Uma característicabastante visada é o surgimento de edema, proteinúria e aumento exagerado da pressão arterial, sendo de fundamental importância a atenção de qualidade no pré-natal por se tratar de uma patologia significativa quanto a sua gravidade (GANEM, 2002).
Quando um fator de risco é identificado, a gestante deve ser informada de forma adequada e aconselhada de acordo com a gravidade do caso. O pré-natalespecializado é a melhor recomendação nesses casos, com o objetivo de melhorar o prognóstico materno e perinatal, tendo como principal foco a diminuição de possíveis complicações  na gravidez por sua grande morbimortalidade, constituindo-se um importante problema de Saúde Pública, que para se ter suas complicações e agravos minimizados necessita de uma assistência integral e atualizada (BUNDUKI ESAPIENZA, 2005).
A enfermagem demonstra a importância do acompanhamento pré-natal como fator determinante na prevenção das complicações da pré-eclampsia, em que a participação do enfermeiro interagindo com a cliente, pode mudar a realidade de morbimortalidade materna causadas pela eclampsia através da atenção da saúde. (COSTA, 2005).
“A Atenção pré-natal permite avaliar o desenvolvimento dagravidez e identificar sinais e sintomas de anormalidades que podem ser detectados, evitando a ocorrência de complicações no período pré-natal, no trabalho de parto, no parto e no puerpério” (LAVACA, 2006, p.104).
“A avaliação da gestação de alto de risco deve ser realizada toda vez que a paciente recebe atendimento médico, pode ocorrer em diversos momentos: período pré-concepcional, naconfirmação da gravidez, nas consultas de pré-natal, no trabalho de parto ou no puerpério” (BORTOLOTTO, 2005, p.37).
A prevenção da eclâmpsia se faz através do diagnóstico precoce da DHEG e da identificação dos sinais premonitórios da crise convulsiva. Quando essas situações se fazem presentes devem-se utilizar medicações anticonvulsivantes e, confirmado o caso de eminência da eclâmpsia, tomar a conduta...
tracking img