Assis chateaubriand

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NAIARA SOARES QUEIROZ









ASSIS CHATEAUBRIAND










Trabalho apresentado à disciplina de História do Jornalismo, do curso de Comunicação Social – Jornalismo, do Centro Universitário Unirg, como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina.

Prof.Gilberto Correia da Silva













GURUPI – TO

SETEMBRO DE 2012

SUMÁRIO



INTRODUÇÃO........................................................................................................................ 3ASSIS CHATEAUBRIAND.................................................................................................... 4

ASSIS CHATEAUBRIAND.....................................................................................................5

ASSIS CHATEAUBRIAND.................................................................................................... 6CONCLUSÃO............................................................................................................................7



































INTRODUÇÃO



Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, mais conhecido por Assis Chateaubriand, nasceu em Umbuzeiro (PB) em 04 de outubro de 1892, mudou- se para o Rio de Janeiro em 1915 onde setornaria magnata das comunicações e o homem mais poderoso do Brasil entre o final dos anos de 1930 e começo dos anos de 1960.

Assis Chateaubriand teve uma infância simples e conturbada e nem imaginava que mais tarde seria Jornalista, empresário, colecionador, mecenas, advogado político e diplomata. Morreu com quase 76 anos em 06 de abril de 1968 em São Paulo (SP).

.ASSIS CHATEAUBRIAND



Francisco Assis Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu em Umbuzeiro, Paraíba, no dia 4 de outubro de 1892, filho do Bacharel em Direito, José Chateaubriand Bandeira de Melo e Carmem Chateaubriand Bandeira de Melo.

É interessante esclarecer que Chateaubriand é prenome e não sobrenome de família. Seu avô paterno,Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, entusiasmado com as obras do escritor francês François Chateaubriand, registrou os filhos com o prenome Chateaubriand.

Assis Chateaubriand teve sua infância difícil, marcada por privações e problemas psicológicos devido a uma gagueira incontrolável e uma grande timidez. Foi uma criança magra, gaga e feia, sem a vitalidade dos outros três irmãos Ganot,Jorge e Osvaldo.

Seu pai foi morar em Belém do Pará, deixando-o aos cuidados do avô materno, Urbano Gondim, que morava em Timbaúba, Pernambuco, onde tinha propriedades. A experiência foi positiva. Chateaubriand melhorou a gagueira e tornou-se menos tímido.

Aos nove anos, voltou a morar com a família que havia retornado ao Recife, mas ainda não sabia ler. Foi alfabetizado por umtio e dois amigos do seu pai, quando já tinha dez anos de idade. Antigos exemplares do jornal Diário de Pernambuco serviram-lhe de cartilha.

No final de 1903, morou um tempo com seu tio e padrinho Chateaubriand de Melo, em Campina Grande, Paraíba, onde foi submetido a um programa intensivo de estudos para recuperar o tempo perdido.

Em novembro de 1904, retornou ao Recife e prestouexame no curso de admissão na Escola Naval. Fez o curso secundário no Ginásio Pernambucano e começou a estudar alemão com os frades do convento de São Francisco, tornando-se um leitor compulsivo. Seu primeiro trabalho foi na Gazeta do Norte recortando classificados.

Em 1908, ingressou na Faculdade de Direito do Recife indo trabalhar na época como aprendiz de repórter no jornal A...
tracking img