Assim nasceu deus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assim nasceu Deus

Os homens são, por natureza, gananciosos, ciumentos, combativos e eróticos, como persuadi-los a se comportar? Com oonipresente cassetete da polícia? É um método brutal, dispêndios e irritante. Há um meio melhor, que é o de dar às exigências morais da comunidade asanção de uma autoridade sobrenatural. Temos de ter uma religião.

Uma nação não pode ser forte, a menos que acredite em uma força divina, um Deus. Umasimples força cósmica, uma causa primeira, ou élan vital, que não seja uma pessoa, mal poderia inspirar esperança, devoção ou sacrifícios; nãopoderia oferecer conforto aos corações aflitos, nem coragem às almas em conflitos. Mas um Deus vivo pode fazer tudo isso e incitar ou obrigar, pelomedo, o individualista a moderar um pouco a sua ganância, a controlar um pouco a sua paixão. Ainda mais se a crença em Deus se acrescentar acrença na imortalidade pessoal: a esperança de uma outra vida nos dá coragem para enfrentar a nossa morte e suportar a morte de nossos entes queridos;estaremos duplamente armados se lutarmos com fé.

Admite-se que nenhuma das crenças pode ser demonstrada, que Deus pode, afinal de contas, serapenas o ideal personificado do nosso amor e da nossa esperança, e que a alma é como a música da lira e morre com instrumento que lhe deu forma. Noentanto, sem dúvida que não nos fará mal algum o fato de acreditarmos, e é possível que faça um bem incalculável a nós e a nossos filhos.
tracking img