Assim começou o ipiranga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assim começou o Ipiranga
A história do Ipiranga está profundamente ligada a própria História do Brasil, afinal foi nesta região que, em 1822, D. Pedro I proclamou a independência do País às margens do Ribeirão do Ipiranga. Os relatos sobre a origem do bairro começavam com o povoamento pelos índios Guaianazes
Eles construíram suas moradas entre a margem direita do Ribeirão de Guapituva e aaldeia do cacique Tibiriça. O local ficou conhecido como Ypiranga ("água vermelha- água barrenta" na língua tupi), nome dado pelos índios ao riacho que cortava. O inicio da ocupação pelos brancos expulsou os Guaianazes para outras regiões e possibilitou a extensão territorial do Ipiranga que chegou ao final do século XVI a ter por volta de 1.500 habitantes, instalados principalmente em muitas chácaras,sítios e pequenas fazendas.
O passo seguinte na expansão da região aconteceu com a chegada dos imigrantes a partir da segunda metade do século passado. Desembarcando no Porto de Santos, estes estrangeiros eram levados para a Hospedaria dos Imigrantes do Brás, onde esperavam oportunidades de emprego.
Muitos, por não conseguir trabalho nas fazendas de café, iniciaram atividades nos locaispróximos e o Ipiranga, que anteriormente servia apenas como uma parada de viajantes que percorriam pelo "Caminho do Mar", a partir de 1875, experimentou grande transformação na área social. Indústrias foram instaladas e os bairros operários se expandiam, onde moradias e estabelecimentos comerciais eram construídos.
As oportunidades de emprego eram geradas de várias maneiras. Alguns trabalhavam nasOficinas Gerais da Light (surgidas com a instalação do bonde elétrico na cidade em 1900), e outros viviam da habilidade e as ferramentas de suas profissões de origem. O bairro passou a ter inúmeros sapateiros, barbeiros, cesteiros, fotógrafos, costureiras, mascates e ambulantes.
Em 1875, o italiano Giovanni Moretti chega ao Brasil, indo morar na "Chácara da Glória", localizada no Ipiranga. Depois departicipar da fundação, em 1877, de São Caetano do Sul, que também pertencia ao "bairro da independência", em 1882, ele instalando-se com um açougue na Rua H, a atual Silva Bueno.
O espanhol Pedro Stebal, tornou-se o primeiro corretor de imóveis do bairro, em 1888. O garibaldino Giuseppe Dante veio para o Ipiranga em 1894. Residiu na "Casa do Grito", onde trabalhou como comerciante, carvoeiro,fabricante de vassouras e fornecedor de areia extraída dos rios Tamanduatei e Ipiranga para as construções do Museu Paulista. O padre José Marchetti chegando no bairro em 1895, fundou o "Orphanato Christovam Colombo".    
A integração das diversas nacionalidades que viviam na região aconteceu nos estabelecimentos de ensino. As primeiras escolas particulares do bairro foram fundadas a partir da últimadécada do século XIX: "Bom Pastor"(1893), "Orphanato Christovam Colombo"(1895), "Asylo de Meninas Orphãs Nossa Senhora Auxiliadora"(1896), "Centro Ipiranga"(1910-1936) e Colégio da Sagrada Família( 1912). Sobre as escolas públicas, o primeiro grupo que se tem notícia se encontra no ano de 1918, o "José Bonifácio".
O esporte também foi elemento importante nesta integração. A clube de futebol, o"Flor do Ypiranga" foi fundado logo após a chegada de Caetano de Domenico no bairro do Grito, em 1913. Na mesma década, foram abertos para a população, o "Vila Independência" e o "Silez F.C". O CAY (Clube Atlético Ipiranga) foi fundado em 1906, transferindo-se da Água Branca e instalando-se no Sacoman no final rua Bom Pastor.
Na área cultural, "Cine Theatro Brasil" é considerado o primeiro cinemado bairro, construído na rua Thabor em 1924. No local também se realizavam grandes bailes sob o comando do gerente Mansueto De Gregório.
O bonde a burro foi o primeiro meio de transporte coletivo colocado à disposição dos moradores da região. Criado em 1871 pelo engenheiro Nicolau Rodrigo França Leite, chegou ao Ipiranga em 1889 devido ao empenho do Doutor José Vicente de Azevedo. Para os...
tracking img