Assiduidade e pontualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE

RESUMO
Neste artigo são apresentadas as características da pontualidade e da impontualidade e suas consequências para as consciências que as praticam. Não se pretendeu esgotar as discussões sobre esse polêmico tema. No entanto, puderam-se trazer à luz, algumas conclusões, referentes ao processo de se julgar o desempenho e o comportamento de pessoas/trabalhadorespor meio de um estudo de caso.

INTRODUÇÃO

Motivação
A pesquisa deste tema foi motivada pela melhoria da convivência sadia dos autores com trabalhadores impontuais e não assíduos, partindo-se do princípio que, através da compreensão das possíveis causas desse padrão de manifestação, é possível a convivência em clima de maior harmonia.
Objetivo
Este artigo objetiva apresentar as possíveiscausas e consequências da assiduidade e pontualidade, bem como indicar técnicas auxiliares.
Método
Para estudar esse tema foram realizadas pesquisas bibliográficas.
Estrutura
O presente artigo encontra-se estruturado nas seguintes seções:
I. Pontualidade e assiduidade;
II. Possíveis causas e consequências;
III. Técnicas auxiliares à pontualidade e assiduidade e Considerações finais.

1IMPONTUALIDADE E ASSIDUIDADE

O que é assiduidade? Consultando o dicionário, deparamo-nos com a definição de que é a qualidade ou caráter de assíduo; e assíduo é o que comparece com regularidade e exatidão ao lugar onde tem de desempenhar seus deveres ou função.
O que será essa pontualidade? Consultando ainda mais uma vez o dicionário, constatamos que é a qualidade de pontual; exatidão nocumprimento dos deveres ou compromissos; rigor, donde pontual é o que chega parte ou cumpre as obrigações à hora marcada.
Pontualidade e assiduidade são obrigações funcionais do funcionário decorrente do contrato de trabalho mantido com o empregador. São condições preliminares para o desempenho de quaisquer relações de emprego. Assim, não deveriam ser tratadas pela avaliação de desempenho, mas serobjeto da disciplina da gestão de pessoas.
As organizações em geral, no entanto, dão grande ênfase à pontualidade e à assiduidade como dimensões fundamentais do comportamento do ser humano no trabalho. Não há sistemas de avaliação de desempenho que não as considere como fator de avaliação.
Não ser pontual é uma falha comum do ser humano. Mas uma coisa é chegar atrasado a um compromisso social, comoum chopinho com os amigos. Outra é estar atrasado para dar início à jornada de trabalho.
Se você fosse dono de uma grande empresa, que tipo de funcionário contrataria para trabalhar nela? Aquele que precisa ser vigiado o tempo todo e está sempre fazendo “corpo mole”? Aquele que chega atrasado todos os dias e sempre tem uma desculpa preparada na ponta da língua? Aquele que trabalha um dia e faltadois? Definitivamente não seria esse o perfil de um funcionário ideal.
Esse tipo de funcionário, que de trabalho quer saber muito pouco, impede o crescimento da empresa, uma vez que faz negligentemente suas tarefas e serve de exemplo negativo aos demais. Aqueles que antes costumavam honrar seus horários e executar diligentemente suas atribuições sentem-se desestimulados diante do procedimento dorelapso e, muitas vezes, julgam-se no direito de agir da mesma forma, tal é a contrariedade que sentem.

2 POSSÍVEIS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

Pontualidade e assiduidade são questões básicas; as faltas devem ser vistas como infrações graves, um descumprimento ao contrato de trabalho estabelecido entre as partes. Razões legítimas para problemas de assiduidade e pontualidade devem ser tratadascomo uma questão pessoal. Se não for assim, essas faltas não são aceitáveis.

Não é necessário que se espete muito os que raramente se atrasam. Necessário é modular a ação corretiva à intensidade e frequência das faltas. Ficar atendo às causas de atraso. Há três causas mais comum de atraso, como pode ser visto a seguir, e assim concentrar uma atenção sobre elas.

2.1 Congestionamentos....
tracking img