Assessoria psicopedagógica clínica e institucional/idealizadora do projeto: profª. esp. p.p roneide valeriano silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSESSORIA PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
NA CONSTRUÇÃO DO SER E DO SABER



Idealizadora do Projeto: Profª. Esp. P.p Roneide Valeriano Silva
Titulação: Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Experiência Docente: Professora de Educação Infantil NÍVEIS I, II e III; Professora de 1ª ao 3ª Ano do Ensino Fundamental; Professora de Educação Jovens e Adultos eAlfabetização (Solidária - 1992-2005); Atendimento em consultório e entidades filantrópicas.





















QUIRINÓPOLIS-
2012
APRESENTAÇÃO




Esta proposta Psicopedagógica tem o objetivo de trabalhar individualmente com cada Aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem oferecendo um olhar diferenciado ao aluno, bem como, para com seu desempenho,potencialidades e dificuldades.
Buscaremos através do contato com a família e com profissionais ligados a educação entender melhor a criança que apresenta dificuldades no processo de ensino e aprendizagem para com maior eficiência articular, redirecionar e amenizar os transtornos.
Entende-se que o psicopedagogo é o interlocutor entre as partes, pais e escola e que através deencontros, relatórios e devolutivas, a escola num trabalho de parceria passa a participar ativamente no movimento de intervenção.
Acreditamos que dentro desse trabalho de parceria o empenho da escola, dos pais, assim como do psicopedagogo será melhor compreendido pelas crianças e/ou jovens e os levarão a um melhor posicionamento na escola, família e na sociedade.
Para que esse trabalho possaser realizado propomos firmar parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Saúde e a representante psicopedagoga doravante responsável pela execução do projeto que poderá congregar profissionais militantes na área da Psicopedagogia e demais educadores para juntos executarem o projeto.














JUSTIFICATIVA

O processo de assessoriapsicopedagógica inclusiva é uma verdadeira relação ensino-aprendizagem, uma relação circular e não linear, na qual cada indivíduo ora é chamado aprendente, ora é chamado ensinante. Acreditamos que o trabalho do psicopedagogo pode garantir o acolhimento e o desenvolvimento dos alunos que necessitam de uma educação inclusiva.
Este projeto visa apresentar a proposta de assessoria psicopedagógica naprópria escola e demais escolas da rede municipal.
Minha formação acadêmica é Pedagogia com habilitação em Magistério e Orientação Educacional e a maioria de outros pedagogos possuem pós-graduação que nos habilita a prestar assessoria Psicopedagógica, coordenar projetos e equipes multidisciplinares bem como trabalhar como regente em salas de aula.
A nossa prática será sempre a dedissecar os problemas que envolvem o processo ensino-aprendizagem. Hoje como Orientadoras Educacionais que somos, podemos vivenciar e trabalhar com crianças que apresentam uma inadequada formação de personalidade e conseqüentemente dificuldades de aprendizagem, então, elaboramos o projeto: Assessoria Psicopedagógica na Construção do Ser e do Saber.
Este trabalho tem como objetivo direcionar aaplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que a criança se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer circunstância ou relação. O olhar como psicopedagogo é um constante desvendar dos conteúdos específicos sem deixá-los de lado buscando abstrair dos mesmos conceitos implícitos, mecanismos operatórios e, sobretudo a maneira comose dá a construção desse conhecimento, assim como seus vínculos afetivos. 









OBJETIVOS

Objetivo Geral:

• Desenvolver projetos institucionais, relacionados com as atividades acadêmicas com apoio de uma equipe multidisciplinar, estimulando e aprimorando a percepção que os envolvidos têm de si mesmos e do outro, enquanto ser individual, social, cultural e no papel de...
tracking img