Assesorria de Imprensa

3622 palavras 15 páginas
RELEASE: HISTÓRIA, TÉCNICA, USOS E ABUSOS

O assessor deve ter conhecimento técnico sobre o que é ou não notícia para a imprensa.

O release tem o papel de levar até à imprensa uma oferta de informação.

Publicá-la ou não ficará a critério do veículo.

Assim, a identificação da notícia para divulgação na imprensa está relacionada primeiramente aos critérios dos veículos de comunicação e somente depois aos interesses da organização/assessorado.

O QUE É

Embora qualquer tipo de material encaminhado à impressa possa ser considerado release, é tradição caracterizá-lo como o documento estruturado na forma de matéria jornalística.

Release pode ser entendido como material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta, orientação ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita.

Caso o conteúdo seja utilizado, normalmente a autoria do texto (no caso, assessor) não terá seu nome divulgado. O veículo assume as informações como material editorial (mesmo sendo aproveitado na íntegra) e garante as informações enviadas pela assessoria. O leitor, por sua vez, interpretará a noticia como tendo sido pautada, apurada e editada pelo veículo. O que gera uma polêmica. É ético o veículo de comunicação se apropriar de um texto que não foi produzido pela redação?

HISTÓRIA

No Brasil, o release surgiu na primeira metade do século XX, como instrumento pra divulgar atos, decretos, ações dos governos. Durante a ditadura militar, o release teve o uso disseminado em órgãos públicos, o que criou má fama e preconceitos. Da mesma forma, entretanto, boa parte da imprensa baseou-se muito nos textos oficiais de instituições públicas e privadas, fazendo o chamado jornalismo “declaratório” ou “chapa branca”.

A partir da década de 80, com a redemocratização, a volta da liberdade de imprensa, o estabelecimento de novos padrões de competitividade e a necessidade das organizações de darem satisfação à sociedade, criou-se um contexto, onde

Relacionados

  • Agendamento da imprensa regional com o riograndense futebol clube e possíveis estratégias comunicacionais
    3147 palavras | 13 páginas