Assertividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – INTRODUÇÃO

O ambiente empresarial vem passando por um grande processo de reestruturação para se adaptar as mudanças ocorridas no mundo globalizado onde se exige cada vez mais profissional com capacitação técnica, mas também avaliando suas atitudes humanas para lidar com as pessoas, sendo necessário se adaptarem e desenvolverem suas competências emocionais no intuito de saber liderar,argumentar, negociar e atingir os objetivos da empresa para a qual trabalha. Para produzirem mais e atenderem melhor os clientes exigentes no atual mercado competitivo, deve-se criar novas formas de lidar com o público interno e externo a fim de alcançar a excelência no atendimento e a satisfação dos clientes no qual as empresas estão inseridas.
Para Rocha & Salles (2005), as mudanças aceleradasque estão ocorrendo no mundo tem exigido das organizações adaptação e respostas rápidas aos novos desafios. Com isso as empresas devem adotar uma nova postura nos estilos pessoais e gerenciais na qual lida com seu capital intelectual.
Dentro deste contexto a Assertividade passa a ser uma grande ferramenta no auxilio as empresas para se adaptarem a este processo. Assim as pessoas passam a seremvistas como fornecedoras de conhecimento dentro das empresas, algumas já possuem o comportamento assertivo desenvolvido, enquanto que outras precisam desenvolvê-lo através de cursos dentro dessa área. O comportamento assertivo melhora a comunicação interna da empresa, fazendo com que as pessoas envolvidas passem a encarar os problemas do cotidiano com mais naturalidade e encontrem soluçõesadequadas de forma eficaz. A assertividade não evita conflitos, mas se as pessoas adotarem tal comportamento, com certeza a resolução será alcançada de forma mais fácil e segura para todos.
O intuito deste trabalho é informar a importância da utilização do comportamento assertivo nas relações interpessoais dentro das empresas, dando um valor significativo a individualidade das pessoas envolvidas a fimde alavancarem os negócios e atingirem tanto os objetivos pessoais quanto organizacionais. A assertividade deve ser encarada como uma escolha individual onde cada pessoa deverá saber escolher a melhor solução para cada problema enfrentado, sem desmerecer e respeitando sempre a opinião do outro.

2 – CONCEITOS DE ASSERTIVIDADE

De acordo com o Dicionário Houaiss assertividade é “qualidade oucondição do que é assertivo” e assertivo é “asserção; afirmativo; em que o locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo”. Para a pedagoga Vera Lúcia Franco Martins da Assertiva Consultores, “significa afirmativa ou asserção naquilo que se acredita verdadeiro”. No artigo Assertividade do site dos Administradores, “assertividade é a capacidade defalar idéias, expressar opiniões, de uma forma simples, direta, empática e respeitando as outras pessoas”. Para uma pessoa ser assertiva é necessário ser flexível, empática, saber ouvir, objetiva, clara e possuir uma boa auto-estima.
Segundo Pires (2009) “assertividade é a crescente segurança para expressar o que se sente e pensa; capacidade de falar com respeito ao próximo esforço em entender osproblemas e melhora das habilidades de comunicação para expressar o mútuo entendimento”. Através da assertividade é possível aflorar plenamente as habilidades e potencialidades das pessoas.
De acordo com Martins (2005) “a postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão)”. O significado deassertividade tem sido destorcido, promovendo resistência nas pessoas. Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentindo-se com o direito de dizer “não” ou “sim” aos outros, “doa a que doer e custe a quem custar”.
No ensaio do livro O Gestor Assertivo de Greggersen (2009) ser assertivo é “saber defender o seu espaço e direito de ser feliz, sem invadir o...
tracking img