Assepsia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Assepsia é um conjunto de medidas terapêuticas que visam impedir a introdução de microorganismo no organismo em local que não oscontenha. É o processo peloqual se consegue afastar os germes patogênicos de determinado local ou objeto.Está relacionado com a limpeza minuciosa e adequada de determinada parte do corpo, por exemplo: maos, pés, cabelo, olhos etc. Ausência deinfecção. contrário de sépsis - presença de patógenos no sangue ou outros tecidos.
























DESENVOLVIMENTO

Segundo a sua etimologia, apalavra assepsia significa literalmente "ausência de putrefação". Como este processo implica a presença de microrganismos, a assepsia implica a ausência de microrganismos.
Na História da medicina vemosdesde sempre a intenção de promover a higiene das feridas e de as manter o mais limpas possível, já que a infeção na era pré-antibiótica conduzia à gangrena, à infeção generalizada e à morte.O conceito de micróbio como causa de infeção tem a sua origem em Leeuwenhoek, que com um microscópio rudimentar descreve a existência de vida não visível a olho nu, mas é Pasteur, no fim doséculo XIX, quem cientificamente comprova o papel dos microrganismos na degradação da matéria orgânica e na infeção.A assepsia é uma preocupação do mundo médico atual. Quando as barreiras naturais dedefesa são quebradas por rotura da barreira física isolante, por exemplo com uma ferida, sabe-se que a sua correção é tanto mais rápida e fácil quanto menor for o grau de contaminação dessa ferida....
tracking img