Assembly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assembly é uma linguagem de programação e uma linguagem de programação serve para fazer... programas. Os programas são escritos em forma de texto: usando um editor de texto criamos o chamado códigofonte. Este código fonte é transformado pelo compilador e pelo linker num programa executável.

Muitas vezes ouvimos "linguagem assembler". É um erro muito difundido. Na realidade, Assembly é o nomeda linguagem e assembler é um programa capaz de compilar código fonte em arquivos objeto.

A linguagem Assembly é considerada de baixo nível. Isto não significa que seja menos importante oueficiente que uma linguagem chamada de alto nível: são apenas modos diferentes de se programar e níveis diferentes de atuação. O que posso dizer é que, com uma linguagem de baixo nível como a Assembly, vocêpilota diretamente a CPU do seu computador - nada de intermediários.

Uma das características da Assembly é que cada linha do código fonte possui apenas uma instrução para o processador (CPU). Porexemplo, MOV EAX,EDX irá MOVer o conteúdo do registrador EDX para o registrador EAX. Neste caso, a instrução "MOV" é chamada de mneumônico. Os mneumônicos são os "apelidos" das instruções, mais fáceisde guardar na memória do que seu valor hexadecimal exigido pelo processador. De mneumônico em mneumônico podemos escrever nosso código fonte e fazer com que o processador faça exatamente o que queremossem firulas ou perda de tempo.

O resultado é um programa enxuto, rápido e altamente eficiente. Tome coragem! Experimente programar em Assembly!

Os componentes da linguagemAssembly

Os componentes da linguagem Assembly são basicamente as instruções para o processador. Ignorando as instruções que não podem ser utilizadas pelo sistema operacional Windows, assemblycondicional, macros, ponto flutuante, MMX e instruções de 64 bits, os componentes da linguagem Assembly podem ser divididos nas seguintes categorias:

* Instruções de registradores
*...
tracking img