Assembly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Assembly foi provavelmente a primeira linguagem de programação da história, surgida na década de 50, época em que os computadores ainda usavam válvulas. A idéia do Assembly é usar um comando emsubstituição a cada instrução de máquina.
No Assembly, cada uma destas instruções equivale a uma instrução do processador. Ao invés de usar instruções como 10101011, você pode usar outras bem maisfáceis de entender e de memorizar, como add, div, mul, and, or, not, etc. Você também pode criar variáveis, que são pequenos espaços na memória RAM reservados para guardar algum tipo de informação, que oprograma precisará mais tarde. Você pode usar aquelas instruções que citei para lidar com elas. Por exemplo, a instrução "add" faz com que o processador some duas variáveis; "add x, y" por exemplo, somaos valores de x e y.
Apesar de ser exaustivamente trabalhoso, você pode perfeitamente desenvolver pequenos programas em Assembly. Para isso só vai precisar de um compilador e bastante paciência paraaprender. Você pode baixar um gratuito em http://www.web-sites.co.uk/nasm. Nesta mesma página você vai encontrar alguns manuais que podem ajudar bastante.
O compilador transforma o código escrito emAssembly em linguagem de máquina, que finalmente poderá ser entendida pelo processador. Existem também os decompiladores, que fazem o trabalho inverso, de transformar um programa já compilado emcódigo Assembly. Este recurso é chamado de engenharia reversa. É assim que conseguem crackear programas, quebrar códigos de proteção (como o do DVD), etc. Claro que para isso, é preciso alguém que conheçamuito de Assembly e que tenha disposição para ficar estudando o código até encontrar o que procura.
Por causa desta característica de permitir trabalhar diretamente com as instruções do processador,o Assembly é uma linguagem de baixo nível. Existem também linguagens de alto nível, como C++ ou Pascal, onde é possível usar várias funções já prontas ou mesmo ferramentas visuais, como o...
tracking img