Assembly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MICROCONTROLADOR 8051
Alessandro de Souza Lima
Vagner Santos da Rosa
[pic]
NOTA IMPORTANTE: Esta documentação está em processo de revisão. Estamos trabalhando duro para assegurar que todas as informações contidas neste documento estejam corretas. Não nos responsabilizamos por qualquer dano ou perda provocado pelo uso deste material.
[pic]
|1 - Introdução aos Microcontroladores|

Inicialmente, é importante frisarmos três conceitos:
a) Microprocessador: chip responsável pelo processamento em um microcomputador. É um elemento complexo, contendo, entre outras coisas, uma unidade lógica e aritmética (ULA) e diversos registros (registradores) especiais.
b) Microcomputador-de-um-só-chip: comoo nome indica, reúne no mesmo chip os diversos elementos de um microcomputador: microprocessador, RAM, ROM, temporizadores, contadores, canal de comunicação serial e portas de I/O.
c) Microcontrolador: microcomputador-de-um-só-chip que pode ainda conter elementos para uso industrial, tais como conversores A/D e D/A, PLL, PWM, etc.
|1.1 – Motivação para o Estudo de um Microcontrolador|

O microcontrolador, hoje em dia, é um elemento indispensável para o engenheiro elétrico, eletrônico ou ainda para o técnico de nível médio da área, em função de sua versatilidade e da enorme aplicação. Entre algumas das aplicações de um microcontrolador podemos citar automação industrial, telefones celulares, auto-rádios,fornos de microondas e videocassetes. Além disso, a tendência da eletrônica digital é de se resumir a microcontroladores e a chips que concentram grandes circuitos lógicos, como os PLDs (Programmable Logic Devices). Para sistemas dedicados, o microcontrolador apresenta-se como a solução mais acessível, em função do baixo custo e facilidade de uso.
|1.2 – O 8051|

O 8051, da Intel, é, sem dúvida, o microcontrolador mais popular atualmente. O dispositivo em si é um microcontrolador de 8 bits relativamente simples, mas com ampla aplicação. Porém, o mais importante é que não existe somente o CI 8051, mais sim uma família de microcontroladores baseada no mesmo. Entende-sefamília como sendo um conjunto de dispositivos que compartilha os mesmos elementos básicos, tendo também um mesmo conjunto básico de instruções.
|2 - Sistemas Microprocessados |

Sistemas microprocessados são aqueles que têm por elemento central um microprocessador. O microprocessador funciona comoum sistema seqüencial síncrono, onde a cada pulso, ou grupos de pulsos de clock, uma instrução é executada. Entre os microprocessadores mais conhecidos podemos citar o 8080 e 8085, Z-80, 8088, 8086, 80286, 68000, 80386 e superiores.
Embora já existam microprocessadores que trabalhem a centenas de MHz, o 8051 utiliza tipicamente um clock de 12 MHz, com tempos de execução de cada instruçãovariando entre 1μs e 4μs.
|2.1 – Diagrama em Blocos de um Sistema Genérico com Microprocessador |

 
[pic]
 
Além do microprocessador, um sistema básico como este tem os seguintes elementos:
Interrupções: são entradas a partir de um sinal externo que fazem com que o processamento seja interrompido e seja iniciada uma subrotinaespecífica. (Obs.: o 8051 tem interrupções com estrutura nesting, onde uma interrupção pode interromper outra que está sendo atendida, desde que tenha maior prioridade).
Gerador de Reset: responsável por inicializar o sistema ao ligar ou quando acionado.
Gerador de Clock: gera os pulsos necessários ao sincronismo do sistema.
Memória de Programa: memória onde o microprocessador vai procurar as...
tracking img