Assembléia legislativa de minas gerais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Assembléia Legislativa de Minas Gerais

1)Instituição

Nome: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Endereço Completo: Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho - Belo Horizonte - MG, CEP: 30.190-921
Telefone/Fax: (031) 2108-7000
Web site: www.almg.gov.br

Instalada a 31 de Janeiro de 1835, sob a denominação de Assembléia Legislativa Provincial, a AssembléiaLegislativa de Minas Gerais, nos anos que se seguiram, passou por alterações político-jurídicas, regimentais, sociais e econômicas; ocupou diferenciados espaços físicos e espelhou, no seu cotidiano, o desenvolvimento do Estado e do País.

2) Pessoal

Administração:

Na ALMG, à Mesa diretora, na qualidade de comissão Executiva, incumbe a direção dos trabalhos. A atual mesa daAssembléia é composto do presidente, de 3 (três) vice-presidentes e de 3 (três) Secretários com mandato de dois anos. Como uma comissão executiva, cabe a ela a direção dos trabalhos da Assembléia Legislativa.

A Presidência é o órgão representativo da ALMG e responsável pela direção dos trabalhos institucionais e por sua ordem.

A mesa é escolhida por voto secreto pelos senhores deputados.O atual presidente é o Deputado Alberto Pinto Coelho, com mandato de dois anos. É permitida uma única recondução para o mesmo cargo.

Número de Servidores da Instituição

A Assembléia tem 2.979 funcionários sendo:

- 2.085 do quadro de Recrutamento Amplo-Cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, podendo ser exonerado, no momento em que o deputadodesejar, da mesma forma que nomeados.
- 887 são efetivos - Aprovados em concurso público de provas e títulos conforme a Constituição Federal.

Jornalismo:

20 jornalistas, 5 estagiários
4 redatores, 6 repórteres fotográficos.

Relações Públicas:

10 Relações Públicas e 4
estagiários

Cerimonial:

10 cerimonialistas, 2 estagiários
e 1 locutor.

TV:8 equipes externas com:
1 cinegrafista, 1 repórter e 1 cabo-man.
4 equipes internas com:
1 cinegrafista, 1 repórter, 1
cabo-man.
Equipe de apoio: 28 servidores

Rádio:

8 locutores e 28 servidores na
equipe de apoio.

Organograma da Comunicação

[pic]

3) Infra-estrutura

A Assembléia Legislativa de Minas Gerais passou por alteraçõespolítico-jurídicas, regimentais, sociais e econômicas e ocupou diferenciados espaços físicos. Hoje, situa-se em um prédio Sede de 5 andares, denominado Palácio da Inconfidência, ocupado em sua maior parte pelos Gabinetes Parlamentares, além de um prédio de 23 andares, ocupado pela parte Administrativa e também por Gabinetes Parlamentares. A Casa possui ainda um parque gráfico moderno e dois pequenosanexos onde funcionam a Ouvidoria Parlamentar e o Ceac – Centro de Apoio às Câmaras (serviços e informações de interesse de vereadores e servidores das câmaras municipais).

4) Programa de Gestão estratégica de Comunicação Integrada

4.1) Caracterização da Instituição

A Assembléia Legislativa tem como principal atividade legislar e fiscalizar os atos do Poder Executivo, além deaprovar leis e legislar sobre matérias de sua competência, previstas nas constituições Federal e Estadual. Ela é a instituição que representa o Poder Legislativo no âmbito Estadual e é integrada pelos Deputados Estaduais eleitos por sufrágio secreto.

Diretrizes da Comunicação Pública na Instituição:

A Diretoria de Comunicação Institucional, através de uma gestão pró-ativa, busca criaroportunidades de acesso, adaptar a linguagem e distribuir as informações produzidas pela instituição de maneira a contrapor o paradigma linear.
4.2) Justificação:

A partir da identificação de pontos frágeis no diálogo com a sociedade e a par de pesquisas que demonstravam o quão arranhada e desgastada estava a imagem da classe política, a Assembléia elaborou um programa de comunicação...
tracking img