Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇAO

Com base no que conhecemos sobre relacionamento humano, vemos que a cada dia nas relações de trabalho a convivência fica mais vulnerável. O fato, de que as pessoas se envolvem em determinadas situações, para crescer rapidamente na vida profissional, afeta o desenvolvimento de uma empresa.

Tendo em vista a sociedade de hoje o mercado de trabalho visa à competitividadeem redução de custo, introduzindo a empresa nova formas de hostilidade e indiferença em relação ao outro, como forma de violência social, ofendendo seu caráter, degradando e abalando sua dignidade e sua imagem perante a sociedade essas e outras são características denominadas como assédio moral.

O assédio moral é resultado de agressões ocultas ou evidentes e é um dos problemas maissérios enfrentados na sociedade atual, sendo resultado de um conjunto de fatores, tais como a falta de produtividade dos (as) secretários (as) que afeta o desenvolvimento do lucro, e a atual organização do trabalho, marcada pela competitividade agressiva e pela opressão dos trabalhadores através do medo e da ameaça. O constante clima de terror psicológico no ambiente de trabalho gera, na vítimaassediada moralmente, um sofrimento capaz de atingir diretamente sua saúde e psicológica, território propício à predisposição ao desenvolvimento de doenças crônicas.

As repercussões do assédio moral no cotidiano do trabalhador são avassaladoras, gerando danos físicos e psicológicos tão surpreendentes que podem até mesmo resultar na loucura ou morte, tanto por razões clínicas quanto por suicídio.A capacidade labor ativa do trabalhador é atingida sobre maneira e, quando este permanece na empresa, esta também é prejudicada, uma vez que um de seus integrantes não possui condições ideais para continuar realizando sua produção com qualidade.

No decorrer do projeto veremos técnicas de como identificar o assédio moral tanto nas empresas como nos cursos técnicos, mostrando que existemrecursos de debater esse problema tanto internamente envolvendo apenas os empregados e empregadores quanto externamente analisando os pontos de vista jurídicos e punindo os agressores justamente de acordo com as leis.

Por isso o caso deve ser bem analisado e o melhor é que se resolva o quanto antes para evitar problemas agravantes dentro da instituição e também evitar problemas emocionaisnos (as) secretários (as).

JUSTIFICATIVA

O que acontece com freqüência é muito simples, empresários hoje focam todo seu trabalho para o crescimento da empresa, mas direcionando apenas na área administrativa e tecnológica, desprezando inconscientemente a situação moral e o bem estar de seus funcionários dentro da empresa, esquecendo que os funcionários precisam de uma garantia esegurança para melhor desempenho no seu trabalho. Os colaboradores necessitam da abonação e do total conhecimento de que não sofreram e nem causarão nenhum tipo de assédio moral, assim como seu empregador precisa estar confiante de que sua empresa continuará crescendo e tendo um bom nome, de acordo com as regras de ética e cidadania.

O objetivo geral desse projeto é colocar nas empresas, métodosde treinamento e dinâmica sobre o assédio moral, quais são as vantagens de se conhecer e aplicar regras contra o assédio moral nas equipes.

Todos precisam do conhecimento do assunto, tanto empregados como empregados. Então a idéia inicial é infiltrar esse assunto nos cursos técnicos, mostrando o que pode e o que não pode ser considerado assédio moral, ensinar como lidar com o caso, sendo avítima ou testemunha do dano e expor casos que já ocorreram nas empresas e quais foram os desfechos. Sendo assim, traremos a tona esse caso e evitaremos ao máximo dano psicológico e um menor rendimento no trabalho em grupo de grande vulnerabilidade desse tipo de problema.

CAPITULO 1 - ASSÉDIO MORAL

1.1 Características do assédio moral

O que temos hoje em vista no mercado de...
tracking img