Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSÉDIO MORAL

RESUMO

O trabalho aborda o conceito do assédio moral, tendo por objetivo revisar as diferentes contribuições teóricas sobre o tema e contribuir para a ampliação de sua discussão no campo das relações de trabalho e da gestão de pessoas. Trata-se de um fato relevante no ambiente organizacional, ainda pouco discutido teoricamente. Além de se dedicar a essa discussão, o trabalhomenciona como combater a pratica ao assédio moral nas corporações. Diferentes estratégias de intervenção na realidade organizacional têm sido lançadas para combater esse fenômeno, no entanto, seus desdobramentos são questionáveis, principalmente quando se percebe que a maioria delas não parte de uma concepção da organização como “círculo” de poder e dominação. É justamente a partir dessa concepçãoque se encontram as alternativas mais consistentes e efetivas de detecção e intervenção sobre o assédio moral nas organizações.

Palavras-chave: Assédio Moral; Relações de Trabalho; Organizações.

1. INTRODUÇÃO

O Assedio moral no trabalho não é um acontecimento novo, podendo-se dizer que é tão velha quanto o próprio trabalho. A globalização e a consequente flexibilização das relaçõestrabalhistas trouxeram gravidade, generalização, ativação e banalização do problema.
Segundo Hirigoyen (2002, p.76), “o assédio moral existe em toda a parte”, e apesar de não ser um assunto novo (FREITAS, 2001; HIRIGOYEN, 2002bapud SCANFONE e TEODOSIO, 2004), é uma questão delicada e pouco discutida (PRZELOMSKI, 2002; BARRETO 2000 apud SCANFONE e TEODOSIO, 2004). O referencial teórico e mesmo aspesquisas são em número reduzido no Brasil frente à intensificação e a gravidade do fenômeno, fatos estes que podem ser comprovados através da observação do crescente número de Leis, projetos de Lei e discussões sindicais sobre o tema.
O assédio moral no trabalho vem adquirindo tais proporções que vários países, vêm se preocupando em inserir em seus ordenamentos jurídicos dispositivos legaispara privar-se. No Brasil a primeira lei a tratar do assunto é de Iracenópolis/SP e foi regulamentada em 2001.

2. DESENVOLVIMENTO

Assedio Moral é a exposição dos funcionários a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e demoradas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, não é novidade no ambiente de trabalho. No entanto, a prática, que pode ser levada àJustiça, além de ser tratada como crime, não deve ser tratada com naturalidade.
Quando o funcionário ou colaborador se sente humilhado, oprimido, ofendido entre outras deterioração humana, interferindo na vida do mesmo, comprometendo sua dignidade, seu autoestima e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde física e mental, que podem evoluir para a incapacidade laborativa,desemprego ou constituindo um risco invisível, porém concreto, nas relações e condições de trabalho, causando prejuízos financeiros e materiais . Para que isso não ocorra, a organização e junto com o setor de Recursos Humanos pode tomar ações preventivas, tais como:
* A empresa pode investir em ações educativas e estimular a paz nos relacionamentos em todos os níveis. Para isso, os canais internosde comunicação são indispensáveis no combate ao assédio moral.
* Quando a comunicação interna divulgar alguma informação referente ao assédio moral, a fonte deve ser sempre citada. Isso serve para matérias, entrevistas, promulgação de leis, entre outros dados relevantes.
* A cultura organizacional deve ser reforçada e os colaboradores informados que os diretos humanos, seja através dosdireitos trabalhistas como também pelos direitos universais do cidadão fazem parte dos valores internos e devem ser praticados por todos os que atuam na companhia.
* Uma ótima oportunidade para saber se o assédio moral circula pela organização é durante a realização da pesquisa de clima organizacional. Um dos fatores que podem ser abordados na aplicação da ferramenta é exatamente saber se os...
tracking img