Assedio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2978 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO


1 Introdução

O assédio moral no ambiente de trabalho tem sido objeto de estudo e preocupação não só para estudiosos da área de relações humanas, mas também na área de direito; tal fenômeno gera um ambiente hostil, sendo a causa de muitas demissões e litígios nas relações empregado/empresa, sem contar a frustração profissional, abalo naauto-estima, tendo reflexos na saúde, na vida familiar e social da pessoa que sofre desse assédio.
O assedio moral no ambiente de trabalho não é um fato novo, mas vem ganhando espaço entre os estudiosos, não só do direito, mas tambem na área de administração alias é o foco deste trabalho, em virtude dos vários casos e processos que hoje se tornam mais evidentes, visto que as relações sãomais abertas e até certo ponto mais humanizadas.
Na relação do trabalho, é preciso que o tema seja mais discutido para que o direito social do trabalhador seja garantido e o trabalhador possa desenvolver suas funções amparadas não só pelas leis trabalhistas, mas também com satisfação, liberdade e respeito.
Dada a preocupação com os danos sociais e psicológicos que o assedio moralcausa aos trabalhadores, nas mais diversas organizações tanto nas empresas de iniciativa privada como as publicas, muitas empresas já desenvolveram um código de conduta para que seja evitados os constrangimentos e as humilhações causadas pelo assedio moral.

Existe uma necessidade eminente que a sociedade tome conhecimento do assedio moral, e conheça as suas causas, suascaracterísticas, os danos e efeitos que o mesmo causa aos trabalhadores e faz-se necessário conhecer as prevenções para que se possa detectar e combater esse mal.
Quanto mais informações tiverem o trabalhador e os empregadores mais preparados estarão para que possam se prevenir desse mal e assim evitar complicações maiores, tais como a saída prematura do funcionário, desgaste na relação,desmotivação tanto profissional como social e em um patamar mais elevado a um processo judicial.

1.2 CONCEITO DE ASSÉDIO MORAL

O assédio moral tambem e conhecido por mobbing (Hirigoyen -2005) do verbo em inglês to mob que significa maltratar, atacar, sitiar; a mesma autora afirma que mobbing são atitudes hostis repetidas frequentemente, geralmente contra umamesma pessoa, na maioria das vezes sem motivos aparentes ou por motivos fúteis.
Segundo Guedes ( 2.003) o termo mobbing “não é uma ação singular, e também não é um conflito generalizado. O terror psicológico é uma estratégia uma ação sistemática, estruturada, repetida e duradoura”.
Já na Inglaterra ainda segundo (Hirigoyen – 2005) é usado o termo bullyng quesignifica tratar alguém com grosseria, tirania ou pessoa que tem prazer em

humilhar às outras para mostrar poder ou como maneira de confirmar sua posição superior na escala social ou profissional.

Segundo Hirigoyen o termo bullying e mais amplo que termo mobbing visto que o primeiro esta mais relacionado a condutas abusivas com agressões morais, chacotas e humilhações;já o segundo termo esta mais ligada à violência relacionada a organizações e perseguições coletivas gerando em casos mais extremos a violência.
No Japão segundo ainda a mesma autora é usado o termo ijime ( maltratar, tiranizar ) e ainda segundo (Hirigoyen – 2005) esse termo e usando no Japão não só no trabalho, mas tambem nas escolas, e devido à cultura japonesa e a alta competição noambiente de trabalho onde o jovem já no ambiente escolar sofre pressões e tem sua educação voltada para uma competitividade acirrada à cobrança por metas a serem atingidas, faz com que a violência moral seja usada como um meio de atingir seus objetivos, e quando isso não acontece o funcionário sofre de sanções e é exposto ao ridículo perante os outros colegas de trabalho.
Já na França...
tracking img