Assedio moral no trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como parecer à temática do assédio moral no ambiente de trabalho.

Sendo que o Assédio moral no trabalho não é um fenômeno novo, podendo dizer que é tão antigo quanto o trabalho. Espera-se que as informações nela contidas contribuam para que empregados e empregadores, e os diferentes públicos a fora que interagem com o mundo do trabalho.

2.1. TEMAAssedio moral no ambiente de trabalho

2.2. PROBLEMA

Como é feito o assédio moral no ambiente de trabalho?

2.3. HIPÓTESES

Sendo o assedio moral um tema com uma vasta gama de informações, mas neste projeto procuramos saber o que é realmente o assedio moral? Como surge e quais são as medidas que são tomadas para acabar com este fenômeno? Como os funcionários encararam estasituação? Como as organizações tomam medida para previr este fenômeno?

2.4. OBJETIVOS

2.5.1. Objetivo Geral

Saber a feitura do assedio moral no trabalho e quais as medidas tomadas para combater este fenômeno.

2.5.2. Objetivos Específicos

Buscar informações do acontecimento deste fenômeno por meio dos funcionários e o que eles realmente acham sobre a temáticanos seus departamentos.

2.5. JUSTIFICATIVA

De acordo com o curso tecnólogo em gestão de recurso humana nas faculdades integradas camões, digamos que esta temática é muito importante nos dias de hoje uma vez que anflinge os funcionários nas organizações de forma ameaçadora e devastadoras. Podemos também justificar neste trabalho que o assedio moral é um fenômeno que precisa de maioratenção e preocupação dentro das organizações para evitar a perca dos funcionários e a baixa produtividade.

DESENVOLVIMENTO

ORIGEM E CONCEITO DO ASSEDIO MORAL

O assédio moral não é algo novo, mas a discussão do tema sim. Desde os primórdios da humanidade e do surgimento do trabalho o assédio moral existe e participa do processo disciplinar: nos empregos dos antigos artesãos; nos casos deescravidão; nos feudos da Idade Média; nas indústrias da Era Moderna pós-Revolução Industrial e continua ainda até hoje.
Para Cohen (apud COLETA e MIRANDA, 2002)
Assedio moral é toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude...) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego oudegradando o clima de trabalho.

Pesquisa de Hirigoyen realizada através de um questionário levantamento, onde participaram 186 pessoas, apurou as origens do assédio e o percentual respectivo que cada origem tem de participação:

Tabela 1. Origem do Assédio Moral

ORIGEM DO ASSEDIO MORAL | (%) |
* Hierarquia | 58 |
* Diversas pessoas (incluindo colegas) | 29 |
* Colegas| 12 |
* Subordinado | 1 |
TOTAL | 100 |

Fonte: HIRIGOYEN, Marie -France. Mal estar no trabalho
redefinindo o assédio mo ral. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002, p. 111.

TIPOS DE ASSEDIO MORAL

De acordo com vários autores visto que ainda existem mais alguns tipos de assedio moral mais neste trabalho destacou-se (3) tipos que são:
1. Assédio descendente: É o tipo maiscomum, é proveniente de chefia para subordinados e a sua causa principal é desestabilizar o trabalhador de forma que produza mais por menos.

2. Assédio ascendente: Tipo mais raro de assédio é proveniente de subordinados para chefia e a sua principal causa é destabilizar um superior.

3. Assédio paritário: Ocorre de forma horizontal, quando um grupo isola e assedia um membro parceiro.Principais causas é eliminar concorrentes, principalmente quando este indivíduo vem se destacando com constância perante os superiores. (HIRIGOYEN, 2002, p.112, 113 e 114).

CARACTERISTICA DO ASSÉDIO MORAL

O importante é que todos saibam que o que caracteriza o assédio moral no ambiente de trabalho ou lugares sociais é os tais comportamentos abusivos e humilhantes, podendo ser gestos,...
tracking img