Assedio moral no ambiente de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1043 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Assédio moral pode ser considerado tão antigo quanto o trabalho, conhecido também como violência moral. Existem vários conceitos sobre o tema, que sempre são relacionados como abuso de poder, malevolência e autoritarismo em excesso manifestado por comportamentos, gestos, atos, palavras, enfim todos os fatores que possam gerar danos à dignidade das pessoas.São comportamentos agressivos, desqualificação e desmoralização profissional por sua vez desestabilizam emocionalmente e moralmente o assediado.
Ferreira (2003, p. 16) afirma que:
O assédio moral nas organizações representa condutas abusivas, humilhantes e constrangedores, frequentes e no exercício das funções dos trabalhadores, manifestadas através de atitudes comportamentais que possamtrazer danos ao empregado, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho.
Este tipo de assédio é caracterizado pela exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, usando do abuso de poder de forma repetida e prolongada durante a jornada de trabalho, no exercício de suas funções, deixando o ambiente de trabalho insuportável e hostil, resultando muitas vezesem pedido de demissão, pois o empregado se sente aprisionado a uma situação desesperadora, gerando na maioria dos casos distúrbios mentais, uma violência psicológica, causando danos a saúde física e mental, não somente daquele que é agredido, mas de todo o coletivo que testemunha esses atos.
Segundo Ferreira (2006), a ausência do verdadeiro sentido de trabalho, em um ambiente adverso, portantopsicologicamente áspero e pesado, repercute na saúde física, mental e emocional dos trabalhadores.
É importante esclarecer que, assédio moral não são fatos isolados, advém da repetição dos atos e práticas de violência moral entre um grupo de espectadores, como:
 Repetição sistemática;
 Intencionalidade (Forçar o outro a abrir mão do emprego);
 Direcionalidade (Uma pessoa do grupo é escolhidacomo bode expiatório);
 Temporalidade (Durante a jornada, por dias e meses);
 Degradação deliberada das condições de trabalho.
Posturas discriminatórias especificamente contra trabalhadores enfermos que retornam ao trabalho e que podem vir a ser caracterizadoras de assédio moral. São elas:
 Colocar o trabalhador em local sem nenhuma tarefa ou não lhe dar tarefa. Colocá-lo sentado separadodos demais trabalhadores;
 Não fornecer ao trabalhador (ou retirar-lhe) todos os instrumentos de trabalho;
 Isolar os adoecidos em salas denominadas dos compatíveis;
 Estimular a discriminação entre os sadios e os enfermos, chamando-os pejorativamente de “fracos, incapazes, incompetentes”;
 Diminuir salários do funcionário quando este retorna ao trabalho;
 Demiti-lo após a estabilidadelegal;
 Impedi-lo de circular pela empresa;
 Controlar suas idas a médicos;
 Exigir o CID – Código Internacional de Doenças, em seu atestado como forma de controle.
 Colocar guarda controlando entrada e saída revisando as mulheres;
 Demitir os enfermos ou acidentados do trabalho, entre outros.
De acordo com o dicionário Aurélio, humilhação significa: "rebaixamento moral, vexame, afronta,ultraje”. Ato ou efeito de humilhar. Humilhar.
A humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais, ocasionando graves danos à saúde, podendo evoluir para a incapacidade laborativa e até mesmo ao desemprego.
Em pesquisa de campo realizada para sua dissertação de mestrado, Barreto (2007,p.02) constatou que as mulheres são as mais humilhadas e que suas reações são diferentes das manifestadas pelos homens:
[...] Nas mulheres predominam emoções como ressentimentos, vontade de chorar, isolamento, angústia, ansiedade, alteração do sono e insônia, sonhos freqüentes com o agressor, alterações da memória, distúrbios digestivos e náuseas, diminuição da libido, cefaléia, dores...
tracking img