assdfghj

306 palavras 2 páginas
CICLO VITAL: O desenvolvimento é vitalício: cada período de tempo da vida é influenciado pelo que aconteceu antes e irá afetar o que está por vir. Cada período é marcado por suas próprias características e possui um valor único. Nenhum é mais ou menos importante que o outro.
História e contexto: Cada pessoa se desenvolve dentro de um conjunto específico de tempo e lugar. Os seres humanos influenciam/interagem com o seu contexto histórico e social e também são influenciados por ele. multidimensionalidade e multidirecionalidade: equilíbrio entre crescimento e declínio. As pessoas ao longo da vida podem maximizar ganhos e minimizar perdas sabendo administrá-las ou compensá-las. Quando em alguns aspectos enquanto diminuem em outras, por exemplo: as crianças crescem tanto em tamanho quanto em habilidades. Ao longo da vida, algumas capacidades como resolver problemas desconhecidos pode diminuir.
Desenvolvimento flexível e plástico: plasticidade: capacidade de modificação do desempenho. As pessoas podem melhorar o seu desempenho em memória força e desempenho com treinamento. O nosso cérebro tem a capacidade de aperfeiçoa-se com desempenho e treinamento mesmo em idade avançada. O desenvolvimento humano por ser complexo exige parceria várias outras disciplinas.
PROCESSOS DO DESENVOLVIMENTO: mudança quantitativa e qualitativa
Mudança quantitativa: mudanças no que tange a quantidade: altura, peso, tamanho, vocabulário. É a mudança de número ou de quantidade
Mudança qualitativa: mudança no tipo, na estrutura ou na organização. Como exemplo a mudança da criança não-verbal para verbal. É marcada por fenômenos que não podem ser facilmente antecipados com base no fenômeno anterior.
ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO: desenvolvimento físico, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento psicossocial. Durante toda a vida cada um deles influencia o outro.
Desenvolvimento físico: crescimento do corpo, cérebro, capacidades sensoriais.
Desenvolvimento cognitivo: pensamento,

Relacionados