Assassinato em 1° grau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3794 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS - ICJ


TRABALHO ACADÊMICO ELABORADO PARA AVALIAÇÃO PARCIAL DO CURSO DE DIREITO.


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – APS


TÍTULO: ASSASSINATO EM PRIMEIRO GRAU

PROFESSORA DRA. : CIBELE MARA DUGAICH

ALUNA:SÔNIA MARIA DA SILVA, RA: B093HC3, TURMA: DR3C68

CAMPOS: UNIP PARAÍSO
DATA:

FICHA TÉCNICA:
Título no Brasil:Assassinato em Primeiro Grau
Título Original: Murder in the First
País de Origem: França / EUA
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento: 1995
Direção: Marc Rocco
Roteirista- Dan Gordon

ELENCO:
Christian Slater - James Stamphill
Kevin Bacon - Henri Young
Gary Oldman - Milton Glenn
Embeth Davidtz ... Mary McCasslin
William H. Macy ... D.A. William McNeil
StephenTobolowsky ... Sr. Henkin
Brad Dourif ... Byron Stamphill
R. Lee Ermey ... Judge Clawson
Mia Kirshner ... Rosetta Young
Ben Slack ... Jerry Hoolihan
Stefan Gierasch ... Warden James Humson
Kyra Sedgwick ... Blanche, Hooker
Alex Bookston ... Alcatraz Doc
Richie Allan ... Jury Foreman
Herb Ritts ... Mike Kelly


1-SINOPSE
Em 1938 Henri Young (Kevin Bacon) garoto de 17 anos, órfão de pai e mãe epor não conseguir emprego, roubar 5 dólares para matar sua fome e de sua irmã é condenado a cumprir pena em Alcatraz . Numa tentativa frustrada de fuga com outros três prisioneiros, Young é levado de volta à prisão e, como punição, é confinado na solitária por 19 dias. Dezenove dias que se estendem por três anos, recluso em um cubículo escuro, sem nenhuma roupa, sem banheiro e sendo espancadoconstantemente pelos guardas. Saía de sua cela apenas 30 minutos por ano para se exercitar. Ao sair da solitária é colocado juntos aos outros presos, Young, enlouquecido e vingativo, assassina o companheiro que o delatou. Young será julgado e conta com a defesa do inexperiente advogado público, James Stamphill (Christian Slater), para enfrentar o perverso diretor Gleen (Gary Oldman) o seu advogadopretende alegar que os maus tratos na prisão o enlouqueceram e provar que a instituição Alcatraz e sua diretoria são os verdadeiros culpados pelos crimes.

2-OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise do filme Assassinato em primeiro grau à ótica das disciplinas constitutivas da grade curricular do 3° Semestre de 2012 do curso de Direito da UNIP,
Visar uma reflexão sobre osistema penal, mostrando as lacunas existentes nos sistemas carcerários, nos evidenciando um total desrespeito à dignidade da pessoa humana dos condenados.

3-CONCEITO DE SANÇÃO PENA/PENA
A pena é a resposta dada pelo Estado ao autor de uma infração penal (crime ou contravenção). Tem ela o objetivo de aplicar um castigo pelo descumprimento da lei penal e evitar a prática, pela mesma ou poroutras pessoas, de novos delitos, além de possui a função de reeducar e ressocializar. Na primeira, o infrator é retirado de seu convívio social e levado para ambiente estabelecido pelo Estado, de modo que devem ser oferecidas ao infrator, condições de educação e princípios. Na segunda, o Estado coloca o ex - infrator, recuperado, ao seu convívio social e familiar.

4-APRESENTAÇÃO
O filmebusca apresentar e detalhar que as normas e sanções penais, aplicadas na época eram simplesmente um ato de transgressão a dignidade humana. Dentro de um sistema carcerário onde prevalece a tortura física e mental.

5- ESTRUTURA
Filme Baseado em fatos reais, com tema relevante e ainda atual, em vista o sistema prisional brasileiro. A compreensão do tema nos leva a refletir sobre o assunto e como asautoridades responsáveis e o próprio Estado estão omissos a aplicação das leis e mudanças no código penal, sem qualquer tipo de proteção à integridade física e moral do ser humano. Um filme dramático e surpreendente no desenrolar do drama.

6- CONTEÚDO
Assassinato em primeiro grau, interpretado pelo ator Kelvin Bacon no papel de Henri Young, retrata uma época que os crimes cometidos por...
tracking img