assédio moral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Assédio Moral no ambiente de trabalho

1. Introdução
A expressão “Assédio Moral” era uma denominação totalmente desconhecida e em meados dos anos noventa passou a ser utilizado com maior frequência, Porém o fenômeno em si sempre existiu.
O assédio moral no campo das relações trabalhistas é uma das formas mais condenáveis de violência contra a dignidade humana, pois além de colocar o risco odireito fundamental do trabalhador, também pode o afetar psicologicamente e fisicamente. Por isso a relevância de seu estudo, suas causas e efeitos, e a necessidade de seu disciplinamento pela via legal, inclusive para prevenir contra sua ocorrência e responsabilizar, civil e criminalmente, aquele que eventualmente venham cometê-lo.
Com a globalização e o capitalismo o assédio moral só tendeu apiorar por causa da competitividade no ambiente de trabalho, com a coisificação do trabalhador e pela exigência do novo perfil do empregado solicitado pela cultura organizacional: busca do empregado perfeito, não questionador, polivalente, flexível.









2. Definição
Existe uma grande dificuldade em traçar o conceito sobre assédio moral, pois é difícil estabelecer critériosobjetivos que o definam. Já que o fenômeno afeta as relações de trabalho de todo o planeta e é influenciado por aspectos culturais e regionais, além do que a forma como ele se manifesta varia de local para local. Mas “Assediar” etimologicamente significa cercar, sitiar, e, figurativamente, perseguir com insistência. Enquanto que o “Moral” tem um contexto mais de caráter ético.
De uma forma geral, oassédio moral nas relações trabalhistas é o processo de exposição repetitiva e prolongada do trabalhador a condições humilhantes, degradantes, constrangedoras, vexatórias, com um firme propósito de prejudicar a vítima. Podemos também levar em consideração toda e qualquer conduta abusiva, sobretudo, os gestos, escritos, palavras, comportamentos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou àintegridade física ou psíquica de uma pessoa.
O assédio moral é constituído por condutas abusivas de superiores hierárquicos sobre subordinados (assédio vertical descendente); dos subordinados sobre os superiores (assédio vertical ascendente); dos colegas (assédio horizontal); e o misto. Essa conduta se torna extremamente penosa e insuportável para o trabalhador dar continuidade a sua relação detrabalho ou emprego.








3. Contexto Histórico
O estudo do assédio moral como forma de violência e sofrimento no trabalho só foi intensificado nas últimas décadas com a divulgação de pesquisas realizadas na área de Psicologia, desenvolvidas na Europa.
As pesquisas envolvendo a figura do assédio moral, antes de serem desenvolvidas na esfera das relações humanas, foram iniciadas noramo da biologia. Foi analisada por Konrad Lorenz, a conduta de determinados animais de pequeno porte físico quando confrontados com invasões de territórios por outros animais. O comportamento agressivo desenvolvido pelo grupo todo, que tentava expulsar o invasor solitário com intimidações e atitudes agressivas coletivas, chamou a atenção do pesquisador da época.
Na década de sessenta, umapesquisa feita por um médico sueco analisava o comportamento de crianças reunidas em grupo, dentro do ambiente escolar. As atitudes hostis demonstradas pelo grupo com outra criança que “invadisse” o seu espaço, foram muito parecidas com a pesquisa anterior feita com animais. A partir dessa pesquisa pioneira em detectar o assédio moral nas relações humanas muitas outras surgiram.
Mas foi na década deoitenta que o psicólogo alemão Heinz Leymman descobriu o mesmo comportamento analisado nas pesquisas anteriores no ambiente de trabalho. Ele percebeu que assim como acontecia nas escolas, também existia certo nível de violência nas relações de trabalho, porém a violência física raramente é usada. Sendo assim é mais difícil observar claramente o assédio moral, já que pode ser utilizado até...
tracking img