Assédio moral - como o profissional de secretariado pode se defender do assédio

Páginas: 14 (3400 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
[pic]

Universidade Federal de Viçosa
Centro de Ciências Humanas
Departamento de Letras e Artes

SEC 290 – METODOLOGIA DE PESQUISA APLICADA AO SECRETARIADO EXECUTIVO

ASSÉDIO MORAL - COMO O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO PODE SE DEFENDER DO ASSÉDIO

CAROLINE MENDES PESSOA

Viçosa, MG
Novembro 2008
ASSÉDIO MORAL - COMO O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO PODE SEDEFENDER DO ASSÉDIO

Por
Caroline Mendes Pessoa

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina SEC 290

Secretariado Executivo Trilíngue

Prof. Odemir Baêta

Viçosa, MG
Universidade Federal de Viçosa
Outubro de 2008

índice

I. Introdução

II. justificativa

III. problema

IV. objetivos

IV.I Objetivos gerais

IV.II objetivos específicos

V. MARCOTEÓRICO

VI. PREMISSAS

VII. METODOLOGIA

VII.I POPULAÇÃO E AMOSTRA

VII.II MÉTODO DE COLETA DE DADOS

VII.III MÉTODO DE ANÁLISE DE DADOS

VII.IV LIMITAÇÃO DOS MÉTODOS

VIII. CRONOGRAMA

xI. bibliografia

x. APÊNDICE

I. Introdução

Devido às intensas mudanças que o ambiente empresarial tem sofrido, pode-se observar o aumento dos estudos ediscussões em torno das relações profissionais, humanas e sociais entre as pessoas que convivem no meio das corporações.
Em meio a essas mudanças no meio corporativo, estão os profissionais de e secretariado, que sofrem com freqüência certo tipo de agressão, o Assédio Moral, por estarem mais próximos aos níveis hierárquicos de comando e funcionarem, quase sempre, como uma “válvula de escape” àsemoções de seus chefes. Só que esses profissionais não ficam mais indiferentes às injustiças de seus superiores, denunciando as imparcialidades e incompetências dos mesmos, que muitas vezes lhes são atribuídos injustamente. Felizmente, hoje a situação mudou bastante, ao contrário do que acontecia em alguns anos atrás, em que os profissionais dessa área não necessitavam possuir qualificação específica, eque qualquer pessoa poderia exercer a função de secretariado. Atualmente, exige-se no mínimo formação técnica em secretariado. Talvez em decorrência desse fato, esses profissionais estão cientes de seus direitos, evitando serem submetidos a situações constrangedoras em seus locais de trabalho.
Diante do que foi exposto, o objetivo desse trabalho é o de esclarecer às pessoas, principalmenteos profissionais da área de secretariado, o que é Assédio Moral; quais as situações que favorecem ao seu surgimento; as atitudes e artimanhas usadas pelo agressor para efetivar tal ataque; como a vítima pode se defender, ou reparar possíveis danos da agressão; e, finalmente, que tipo de prejuízo pode ocasionar as vítimas a prática dessa agressão, e que medidas elas podem tomar para evitar taisprocedimentos de seus agressores.

II. Justificativa

Em toda história da humanidade há relatos de maus tratos, agressões físicas e psicológicas, condições subumanas e autoritarismo exacerbado. O assédio moral é tão antigo quanto o trabalho. Eevoltas, revoluções, ideologias, criação de leis trabalhistas e sindicatos foram maneiras que os trabalhadores criaram para se defender ouamenizar tais abusos.
A principal justificativa para a escolha desse tema é o grande aumento no número de casos noticiados de Assédio Moral; em particular, os casos envolvendo profissionais de Secretariado.
Este projeto também justifica-se como sendo mais um meio para difundir esse assunto, que é polêmico e importantíssimo para o ambiente empresarial, podendo assim servir como base decomportamento pelas possíveis vítimas de assédio.
Além disso, a escassez de bibliografia relacionada ao Secretariado Executivo também explica o interesse pelo problema analisado na pesquisa.

III. Problema

Perante várias alterações nas relações empresariais, é possível observar o grande aumento dos estudos e discussões em torno das relações profissionais, humanas e sociais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Assédio Moral/assédio sexual
  • Assédio Moral e Assédio Sexual
  • Assédio Moral/Assédio Sexual
  • assedio moral e assedio sexual
  • Assedio moral e assedio sexual
  • Assédio moral
  • Assédio Moral
  • Assedio moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!