Asqqwqw

694 palavras 3 páginas
Diferenças culturais e preconceitos

Etnocentrismo: Quando o homem acha que sua cultura é melhor do que as outras, criando um preconceito sobre as outras.
Alteridade: Quando o homem entende que não há cultura melhor ou pior, todas são apenas diferentes e as respeita.
Determinismo Biológico: O homem possui uma genética diferente do outro. Todo ser humano possui certas características, determinado pela biologia, dando base ao racismo.

*As pessoas são diferentes não por seu material genético, mas sim pela sua cultura, pela sua formação e pelo lugar onde cresceu e viveu.
Cultura: Local onde cresce e vive uma pessoa, com seus costumes e ensinamentos (conhecimentos). As pessoas herdam o padrão cultural de onde foram criados.

*Obs: Filmes de tribunais e histórias de nações; - “Herdeiros do vento” (O vento será tua herança). - “O Nuremberg Argentino” - “A história oficial” Determinismo geográfico: Atribuir a cultura como causa e efeito com o ambiente geográfico, ou seja, o ambiente seria suficiente para determinar as diferenças.

*Laraia: As pessoas crescem e mudam sua forma de ser por causa da cultura que o cerca e não por sua genética.
*Segundo John Locke, na ideia de tabula rasa, nós somos uma folha de papel em branco quando nascemos e conforme vivemos e crescemos vamos preenchendo-a.

Alfred Kroeber (1917) – Superorgânico: O homem sempre evolui para superar seus limites e superar as dificuldades que a natureza o apresenta. Ele utiliza da cultura (conhecimento) para isso. O homem cria meios para superar e ampliar seu domínio sobre a natureza, tornando lugares inadequados em lugares adequados para se viver (a cultura também pode fazer o efeito reverso, causando efeitos negativos, um exemplo disso é a bomba atômica, que faz parte do conhecimento humano, de sua cultura, mas não o beneficia.
*O desenvolvimento humano é um processo continuo de acúmulo de conhecimento. Esse desenvolvimento pode se dividir, criando

Relacionados