Aspiração das vias aéreas superiores: orotraqueal, nasotraqueal e endotraqueal:  técnicas  cuidados de enfermagem  sistematização (sae)

2988 palavras 12 páginas
[pic]

ASPIRAÇÃO DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES:

OROTRAQUEAL, NASOTRAQUEAL E ENDOTRAQUEAL.

ASPIRAÇÃO DAS VIAS AÉREAS SUPERIORES:

OROTRAQUEAL, NASOTRAQUEAL E ENDOTRAQUEAL:

▪ TÉCNICAS

▪ CUIDADOS DE ENFERMAGEM

▪ SISTEMATIZAÇÃO (SAE)

Disciplina: Exame Físico e Psicológico de Enfermagem

Docente: Janete

Acadêmicos (as):

Magda Maria Repelevicz

Vandressa Martins

Sueli Golfeto

Francisca Regina

Sheila Batista

Foz do Iguaçu, 10 de maio de 2011.

INTRODUÇÃO

A aspiração é a sucção mecânica de secreções das vias aéreas (orofaríngea, nasofaríngea e endotraqueal) e da cavidade oral. Os objetivos da aspiração de secreções são: manter via aérea pérvia; retirar secreções das vias aéreas inferiores; estimular o reflexo da tosse; melhorar o padrão respiratório e o conforto do paciente; preparar o paciente para extubação; coletar amostra de escarro.

São considerados sinais e sintomas de secreções excessivas: secreções visíveis ou audíveis na via aérea; sons respiratórios adventícios ou ausência de murmúrios vesiculares; aumento do trabalho respiratório; aumento do pico de pressão inspiratória, regime ventilatório de volume controlado; volume de ar corrente diminuído, regime ventilatório de pressão controlada; suspeita de aspiração de secreções gástricas ou das vias aéreas superiores; gasometria arterial alterada; diminuição da saturação do oxigênio; mudanças radiológicas coerentes com a retenção de secreções pulmonares.

TRATAMENTO DAS VIAS AÉREAS

A ventilação adequada depende do movimento livre do ar através das vias aérea superiores e inferiores. Em muitos distúrbios, a via aérea fica estreita ou bloqueada em conseqüência da doença, broncoconstrição (estreitamento da via aérea através da contração das fibras musculares), um coro estranho ou secreções. Manter uma via

Relacionados

  • diagnosticos e intervenções de enfermagem
    49676 palavras | 199 páginas
  • hemidialise
    41136 palavras | 165 páginas
  • enfermagem
    8870 palavras | 36 páginas
  • neonanal
    71632 palavras | 287 páginas