Aspiração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1688 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução.

O seguinte trabalho tratar-se-á sobre os tipos de aspirações que existem, sua indicação contra-indicação e maneira de reliza-las.


Aspiração de Secreções.
Aspiração é a retirada passiva das secreções, com técnica asséptica, por uma sonda conectada a um sistema de vácuo, introduzido na via aérea artificial. Essa técnica tem como objetivo manter as vias aéreas permeáveis,restabelecer as trocas gasosas melhorando assim a oxigenação arterial e pulmonar além de prevenir infecções. A aspiração deve ser efetuada quando há ausculta de sons pulmonares adventícios (roncos, estertores) ou aumento do pico da pressão inspiratória no ventilador mecânico, ou ainda quando a movimentação de secreções é audível durante a respiração. Estão incluídas nas indicações a diminuição novolume corrente durante a ventilação com pressão ou a deterioração da oxigenação demonstrada pela queda na saturação de O2.
*Indicações: Presença de secreção em pacientes com cânula endotraqueal ou de traqueostomia.
*Contra indicações : broncoespasmo, obstrução relativas: Hemorragias, pacientes com tendências a sangramentos.
*Complicações: Traumatismo, hemorragia, infecção por técnicaquada, broncoespasmo, hipóxia, a sonda não progride.

Quando deve ser feita: Deve ser efetuada quando há asculta de sons pulmonares adventícios (roncos, estertores) ou aumento do pico da pressão inspiratória no ventilador mecânico, ou ainda quando a movimentação de secreções e audível durante a respiração. Estão incluídas nas indicações a diminuição no volume corrente durante a ventilação com pressão oudeterioração da oxigenação demonstrada pela queda na saturação de O². A aspiração endotraqueal é um procedimento com via aérea artificial e ou espontânea, contudo, não existe contra-indicações absolutas para este procedimento, apesar de ser um procedimento que é a porta principal de entrada de bactérias no trato resporatorio inferior, e sem duvida um dos procedimentos que mais elevam a pressaointracraniana (PIC), pois causa um aumento na pressão intratorácica (PIT) por meio da tosse, diminuindo o retorno venoso central.

Tipos de Aspirações.

*Aspiração Orofaringeas e Nasofaringea;
*Aspiração Orotraqueal e nasotraqueal;
*Aspiração do tubo endotraqueal;

A aspiração traqueobrônquica pode ser realizada através da boca (orotraqueal), nariz (nasotraqueal) ou traqueostomia(endotraqual). 
Tanto a orotraqueal quanto a nasotraqueal causam desconforto para o paciente e só devem ser realizadas quanto absolutamente necessário, ou seja, quando o paciente esta impossibilitado de tossir de forma produtiva, incapaz de eliminar as secreções que obstruem suas vias aéreas, podendo sofrer um colapso pulmonar, com redução da complacências e riscos de infecção.
Estes dois tipos deaspiração (nasotraqueal e orotraqueal) são potencialmente mais perigosos do que a aspiração endotraqueal (através de um tubo traqueal), pois, se ocorrer um espasmo, os pulmões não podem ser rapidamente reexpandidos na tentativa de introduzir o cateter pela laringe. Em casos como este, pode ocorrer hipoxemia e até a morte. No entanto a aspiração traqueal pode ser particularmente importante quando adoença respiratória está associada a uma grande quantidade de secreção purulenta.
A técnica de aspiração orotraqueal ou nasotraqueal requer algumas condições e cuidados, como colocar o paciente em flexão de pescoço e hiperextensão de cabeça com a boca aberta e a língua para fora quando se trata da orotraqueal; sempre que necessário, o paciente devera estar com os braços fixados no leito. Ofisioterapeuta devera usar luvas estéreis e tomar todo o cuidado para não contaminar a sonda ou cateter que será introduzido nas vias aéreas do paciente o mais rápido possível.
É comum haver um fechamento glótico impedindo que a sonda continue a ganhar trajeto na laringe e na traquéia; quando isso ocorre, aconselha-se aguardar o momento de uma inpiraçao (quando o paciente ira relaxar ou abrir a glote)...
tracking img