ASPI PORTUGAL

8175 palavras 33 páginas
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

A ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR NO CONTEXTO INTERNACIONAL: A administração e o administrador em Portugal1

RESUMO:

Esse artigo foi desenvolvido com o intuito de entender e refletir sobre o Administrador e seu papel no contexto internacional. O país escolhido para a pesquisa foi Portugal, preocupamos em inserir informações sobre os aspectos culturais, características socioeconômicas e também todo o processo para se tornar Administrador no país, desde a qualificação exigida, até os meios necessários para se criar e instalar uma empresa. Utilizamos como metodologia a pesquisa de campo, foram realizadas visitas na Comunidade Luso Brasileira e também no Consulado de Portugal, ambos estabelecidos em Belo Horizonte; consulta a materiais informativos diversos ( livros, sites e artigos). É importante frisar que as estatísticas mencionadas estão atualizadas de acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística) que é o principal provedor de dados de Portugal. O trabalho de pesquisa realizado ampliou nossa visão do mercado internacional nos aproximando da realidade dos Administradores de Portugal e permitiu comparações e reflexões sobre o contexto do Administrador do nosso próprio país.

PALAVRAS-CHAVE:
Características socioeconômicas, Administrador, Atuação do Administrador, Mercado de trabalho, Portugal.

1 INTRODUÇÃO

A ASPI – Atividade de Simulação Profissional Integrada é uma atividade pedagógica que está inclusa na grade curricular dos cursos disponibilizados pela instituição FACISABH (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte), e tem por objetivo auxiliar os alunos matriculados a adquirirem uma formação profissional mais ampla e integrada, proporcionando-os resultados positivos de aproveitamento e aprendizado no decorrer do curso.

A cada semestre, são elaboradas atividades avaliativas cuja finalidade é incentivar os alunos a desenvolverem suas atividades por meio do

Relacionados