Aspextos fisiográficos_Itambé

311 palavras 2 páginas
Aspectos Fisiográficos

O município de Itambé do Mato Dentro localiza-se a uma 19°25’12” de latitude sul e 43°19’11” de longitude oeste, a uma altitude de 690 metros. Possui uma área de 400 km² aproximadamente, o que corresponde a uma densidade de 6 hab/km², em dados de 2007 (IBGE).
O relevo da região está condicionado à geologia local, formando elevações alongadas de encostas abruptas, com altitudes variando entre 650 à 1100 metros, alinhados num strike principal NW-SE que forma parte do complexo do Espinhaço. Esse relevo com grandes escarpas e colinas é caracterizado e relacionado a litologia presente. Além da geologia em larga escala, que controla o relevo, se apresentar em metarenitos nas escarpas (podendo formar knickpoints) e metabásicas nas colinas, as drenagens também condicionam a geomorfologia da área. A principal drenagem neste município, é XXX que corta a cidade de W-E.
O clima da região é quente e úmido com chuvas de verão, que geralmente são causadas pelo avanço de frentes intertropicais ou de convecção quando da formação de frentes quentes, evoluindo, a partir do solstício, para um tipo de clima semelhante a certos aspectos do clima amazônico, registrando ainda, baixas pressões e altas temperaturas.
A temperatura média oscila entre 22°C e 23°C, com uma amplitude térmica geralmente maior que 5° e todos os meses tem mais de 18° C. As precipitações são superiores a 750 mm anuais, atingindo 1800 mm. Esse clima é do tipo AW, da classificação de Koppen.
No alto das elevações e nas encostas mais íngremes, existem matas fechadas constituídas de arbustos e árvores de grande porte. Nas áreas baixas e ao longo dos principais córregos existem algumas zonas de vegetação alta que acompanham a direção destes.
Nas áreas de planície a vegetação rasteira é predominante com algumas áreas tomadas por pastagens, e afloramentos expostos, geralmente de rocha metarenito.

Relacionados