Aspectoss introdutorosy

581 palavras 3 páginas
Aspectos introdutórios em Ciências Contábeis

Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
Para o conceito de contabilidade, podemos destacar o que diz D’Áuria, segundo ele “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”, (apud PADOVEZE, 2000, p. 49).
O objeto da contabilidade é o Patrimônio e o objetivo e o controle deste patrimônio.

Escrituração Contábil
Escrituração Contábil representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, Plano de Contas e demais normas envolvidas, e é realizada no Livro Diário e Livro Razão.

A Contabilidade na Gestão Empresarial – A importância da Contabilidade para as empresas e para o Gestor. (discorrer sobre a Contabilidade como ferramenta da Gestão Empresarial)
As informações contábeis vão além de um simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais; a gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma estrutura de informações adequada, a contabilidade é a principal delas.
Os cálculos contábeis, se bem utilizados, pode ser a diferença entre sucesso e falência de uma empresa.
A Contabilidade pode ajudar a empresa no planejamento e projeção do fluxo de caixa, no desempenho, procurando saber se a empresa está indo bem ou não e também em uma melhor elaboração do orçamento.

Demonstrações contábeis – Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício
O Balanço Patrimonial é uma demonstração estática que visa evidenciar qualitativamente e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da empresa.
Segundo Marion, a demonstração do resultado do exercício é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, normalmente 12 meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical), ou seja, das receitas subtraem-se as despesas e, em seguida indica-se o resultado

Relacionados