Aspectos sociológicos da nova ordem mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 26 (6370 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo o estudo e a elaboração de uma síntese do capítulo “Aspectos Sociológicos da Nova Ordem Mundial” referente ao Livro Sociologia das Organizações.
Nesta síntese será possível conhecer os aspectos sociológicos da nova ordem mundial, acompanhar as transformações ocorridas no mundo e as conseqüências decorridas dessas mudanças e que refletem no mercadode trabalho, na economia, nas organizações e na sociedade.

ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA NOVA ORDEM MUNDIAL


 O impacto dos Sistemas Econômicos é um alerta sobre a fragilidade econômica que é proporcionada pela globalização e pela Nova Ordem Mundial.
 Com as novas tecnologias, popularizou-se o acesso aos dados e às informações, correndo o risco do ensino tradicional desaparecer.
 Amemorização é parte do processo cognitivo. O conhecimento é feito de informação e a informação é tudo aquilo que acrescenta algo novo ao nosso conhecimento.
 Os alunos não são orientados a transformar a informação para solucionar o problema, adquirindo conhecimento e experiência. A escola necessita fazer com que o aluno consiga dar soluções aos problemas apresentados.

7.1 A BASE DO FUTURO

Asempresas estão valorizando o funcionário criativo, flexível, capaz de se adaptar rapidamente às mudanças.
No campo da Administração exige-se raciocínio lógico, versatilidade e criatividade, além do domínio de um ou dois idiomas e da informática para o ingresso no mercado de trabalho que exige do futuro administrador a capacidade de organizar, planejar e dirigir os recursos que dispõe.

Anecessidade de dominar sua área e muito mais

Estudiosos da Revolução Tecnológico afirmam que somente próximo de 2010 é que teremos idéia das profissões que irão desaparecer e as que irão surgir. As empresas estão interligadas, passam a concorrer socialmente com os trabalhadores, mas com uma vantagem: são gerentes, sem direitos trabalhistas, sem salários e disponíveis a qualquer momento paratrabalhar.
As novas máquinas possibilitam mudanças na produção. Os novos meios de produção do sistema capitalista exigem trabalhadores mais atentos com capacidade de transferir conhecimento de uma área para outra.
É uma tendência para o futuro. Os professores terão que dominar uma grande grau de conhecimento, dominar mais de um idioma por causa da globalização. Não significa que as pessoas nãoqualificadas ficarão sem ter o que fazer. Ainda existe espaço para trabalhadores manuais, mas por um curto período.
Está ocorrendo uma rápida transformação, e determinadas profissões para as quais que antes não exigiam formação escolar, agora estão exigindo algum tipo de grau de escolaridade. Quase todas as áreas estão exigindo no mínimo formação no ensino fundamental, e às vezes já são disputadas porquem possui ensino médio.
No setor comercial, deverão aumentar os que trabalham no setor eletrônico, nos serviços crescerá a demanda pelas profissões ligadas à saúde, educação, turismo, entre outras. As empresas motivadas pela globalização buscarão nos jovens valores sociais, psicológicos e culturais, como: atitudes, postura, conhecimento em mais de uma língua, em informática, cultura geral,capacidade de trabalho em equipe, empatia, curiosidade intelectual, capacidade de planejamento, garra, determinação, vontade ilimitada de aprender e de crescer, além desses fatores é importante para a empresa saber que tipo de experiência possui o recém-formado, o grau de exposição ao mundo, sua cultura internacional, a história de sua vida e como enfrentou as adversidades.
Os alunos das faculdadesmenos reverenciadas vêm abrindo espaços que antes estavam fechados para eles, muitos têm força de vontade oceânica, são batalhadores de nascença, devido o fato de ter que começar a batalhar muito cedo para conseguir alcançar seus objetivos.
Pela analise sociológica, as empresas perceberam que é isso que está faltando nos alunos bem nascidos das melhores universidades que chegam de salto alto...
tracking img