Aspectos socioeconomicos da célula de combustivel - química

Páginas: 12 (2925 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Curso de Engenharia Mecânica

ATPS
(Atividade Prática Supervisionada)

O estudo dos aspectos econômicos e
Ambientais da tecnologia da Célula de Combustível.

Disciplina Química

Prof. Juliano De Almeida Elias

Alunos/ GRUPO 09

Fagner Ieque Moraes – RA: 2504069166
Michel Soares Leandro – RA: 2505002132
Jacson Prietto – RA: 2505068178
Patrick Contreira – RA: 2330417748
Ruy Porto– RA: 1158394739
Ian Porto - RA: 1188417304
Willian Silveira das Neves – RA: 3245551894
Diego Mendes Oliveira – RA: 3245569491

Pelotas, Setembro de 2011

INTRODUÇÃO:

O desejo de converter energia química de combustíveis diretamente em eletricidade existe desde 1900 e, é manifestado pela larga escala de experimentos, nos quais se tentava oxidar carvão e gás natural em pilhaseletroquímicas. Um resgate histórico nos leva a constatar que o principio de funcionamento da célula de combustível (CaC) foi verificada em 1839 pelo físico inglês William Robert Grove, ao combinar os gases hidrogênio e oxigênio, gerar eletricidade e água em um processo denominado eletrólise reversa.
Contudo, nos anos 80 e 90 destacou-se o acelerado desenvolvimento de sistema CaC de carbonato fundido(Molten Carbonate Fuel Cell – MCFC) e de óxido sólido (Solid Oxide Fuel Cell – SOFC), claramente devido ao fato das plantas de CaC de alta temperatura apresentarem em uma melhor eficiência global quando associadas ao calor. Infortuna mente aspectos relacionados à expectativa de vida dos materiais resultarem em problemas ainda em pauta.
As célula de combustível (CaC) são células eletroquímicas quepodem converter continuamente a energia química de um combustível e um oxidante em energia elétrica pelo processo envolvendo essencialmente invariavelmente um sistema eletrodo eletrólito. Caracterizam-se por operar com alta eficiência e níveis de emissões bem abaixo dos mais rígidos padrões.
O conceito desse equipamento energético chamado Célula a Combustível começa a despertar um interesse cada vezmaior na população em geral, deixando de ser um tema restrito à comunidade técnico-científica e empresarial. Este conceito vem sempre associado à crescente preocupação de preservação ambiental, a automóveis elétricos não poluidores e à geração distribuída de energia com maior eficiência.

PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS :

As célula de combustível oferecem em inúmeras vantagens comoeficiência, segurança, economia, baixas emissões, características únicas de operação, flexibilidade de planejamento e futuro potencial de desenvolvimento. Dentre estes aspectos, destacam-se, em particular; a alta eficiência e segurança, a flexibilidade de planejamento e o desempenho ambiental.
Considerando-se que as fontes fósseis são finitas e, portanto, os preços aumentam gradativa e seguramente,que seu consumo é ineficiente sob o ponto de vista energético, que a localização de suas reservas gera conflitos políticos e por fim, mas não menos importante, que a queima destes combustíveis geram emissões nocivas ao meio ambiente (exceto a nuclear).
Portanto neste sentido, da Avaliação do Ciclo de Vida tem se consolidado como uma ferramenta líder, tanto no mundo empresarial como governamental,para entender e questionar os riscos e oportunidades que acompanham os produtos ao longo de sua vida, desde a sua fase de extração de recursos para a manufatura até o seu destino final, pós consumidor.
No decorrer da sua história, a humanidade tem selecionado os sistemas energéticos em função de dos elementos: a disponibilidade técnica e a viabilidade econômica. Porém, o modelo energético vigentetem se revelado insustentável, comprometendo, cada vez mais a curto prazo, os equilíbrios ecológicos e climáticos, conseqüentemente desenvolvimento socioeconômico e o bem estar social. Desta forma, na última década, um novo parâmetro tem progressivamente condicionado a aceitação ou recusa dos sistemas de energia, ou seja, os impactos ambientais resultantes de sua implementação.
Já os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aspectos Socioeconomicos
  • Células Combustiveis
  • Celulas de combustivel
  • Células Combustivel
  • célula a combustível
  • Celulas a combustivel
  • A celula a combustivel
  • CÉLULA A COMBUSTÍVEL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!