Aspectos sociais do bairro de pinheiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETOS ESPECIAIS: ASPECTOS SOCIAIS
Dados: densidade demográfica e populacional, histórico do lugar e da população, características sociais, profissionais e econômicas, entrevistas.
Levantamentos: uso e ocupação do solo.

DADOS:

Distrito Área (km²) População (1996) População (2000) População (2010) Densidade Demográfica (Hab/km²)
Pinheiros 8.27 69,775 63,138 65.364 6,476.98

DistritoPorcentagem de Alfabetização Anos de estudos Renda
Média IDH
Pinheiros 99,08% 11,5 R$ 4.181,95 0,960

Quadro 1: Dados Demográficos dos Distritos pertencentes as Subprefeituras – 2012
Fonte Prefeitura Municipal de São Paulo

HISTORICO DO LUGAR E DA POPULAÇÃO:
1) Bairro de Pinheiros
De acordo com levantamento sobre o histórico do Bairro de Pinheiros realizado por Antônio Barreto do Amaral,detectou que o bairro estava predestinado ao abandono pela distancia junto ao centro da capital, porem o seu não desparecimento, deu se pela sua situação geográfica privilegiada, que servia de entrada e saída da cidade, para aqueles que se dirigiam ou provinham da região sul do país.
Com isso, houve uma completa estagnação no processo de desenvolvimento do bairro de Pinheiros até os fins do sec.XIX, quando ali não haveria mais de duzentas casas.
Analisando os referenciais fornecidos no Mapa 1 – Crescimento do Bairro de Pinheiros – 1961 (anexo à pg. 13), que indica que só no ano de 1897, o bairro aparece no mapa oficial da cidade pela primeira vez.
Já no sec. XX da se o inicio da evolução, porém lento, mas constante, até sua máxima expansão a partir de 1930, quando começa a seintegrar nas áreas residenciais do centro de São Paulo, em virtude do aumento populacional dos bairros dessa natureza.
Embora perdendo grande parte de seu território para a formação dos bairros de Cerqueira César, Vila Madalena, Alto de Pinheiros, Jardim das Bandeiras e parte de outros; um dos fatores positivos para que Pinheiros viesse a ser envolvido na grande metrópole, foi a criação da vila deCerqueira César.
De acordo com os referenciais fornecidos nos Mapa 2 – Áreas Residências de Pinheiros – 1962 (anexo à pg. 14) e Mapa 3 – Áreas Funcionais de Pinheiros – 1961 (anexo à pg. 15), onde indica que a uma pequena área limitada pelas ruas Francisco Leitão, Avenida Rebouças, Avenida Eusébio Matoso, Avenida Professor Frederico Hermann Junior, Rua Pedroso de Morais, Rua Inácio Pereira da Rocha,Rua Horácio Lane, Rua Cardeal Arco Verde e Rua Francisco Leitão, pode ser considerada como uma pequena cidade satélite dentro da Capital, podendo ter vida própria e independente da grande metrópole. Isso quer dizer que a região oferece uma completa área funcional, representada por diversão e cultura, comercio varejista, comercio atacadista, profissionais liberais, indústrias e oficinas. E sualocalização junto ao rio, lhe proporciona que as áreas alem do rio se tornassem seus núcleos satélites.
A partir de então, deu-se o crescimento demográfico dessa zona, bastante rápido, elevando uma população absoluta, aproximadamente no ano de 1940 de 16000 para 27000 habitantes em 1950. Ou seja, o aumento da população foi de 68,7 por cento nesses dez anos.
Isso se deu pelo próprio crescimento dacapital paulistana, e também da população provinda das zonas alem do rio, e dos bairros limítrofes a de Pinheiros, que se dirige diariamente em função de suas ocupações e com o intuito de efetuar compras no grande centro comercial que ali funciona, sendo um fator preponderante para o grande desenvolvimento do bairro.

2) Crescimento do Bairro
2.1) Várzea e o seu saneamento
No período daschuvas, as largas terras da baixada de Pinheiros e das zonas vizinhas se tornavam inúteis e inaproveitáveis. Isso se dava pela pequena vazão do curso original e sem grande profundidade.
Com o término do período chuvoso o rio retorna o seu leito natural, permanecendo as águas estagnadas, tornado-se lagoas insalubres, proliferando-se focos de doenças.
Esta situação, que no ano de 1929 se tornou uma...
tracking img