Aspectos relacionados ao manejo sanitario de bezerros de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 56 (13955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A importância da adoção de medidas profiláticas englobando o isolamento de animais doentes, vacinações, cura do umbigo, higiene, destruição de carcaças reduzem os custos com as despesas sanitárias. Por isso é sempre importante lembrar que a sanidade é um investimento necessário (QUADROS, 2005; BONONI, 2007). Para o desenvolvimento de qualquer sistema de exploração de animais umadas medidas básicas, além do melhoramento genético e instalação adequada, é a saúde animal (DOMINGUES e LANGONI, 2001). Cada vez mais com o aperfeiçoamento das técnicas de produção animal, ocorrem modificações com as situações sanitárias do rebanho surgindo, cada vez mais, a necessidade de aprimorar as medidas de caráter preventivo entre elas, a importância da desinfecção como instrumento degrande eficiência para o controle das doenças (VIANA et al.,1982).
De acordo com Blood e Radostits (1986) e Domingues e Langoni (2001), ao lado da genética, a higiene e o manejo zoosanitário são imprescindíveis para a obtenção das condições necessárias para que a criação animal seja economicamente viável. Mesmo sob condições ambientais favoráveis e tecnologia zootécnica adequada, os animais deixamde produzir se não lhes forem fornecidos níveis de saúde satisfatórios, base para qualquer programa de criação animal.
De acordo com os autores citados acima, a prática da higiene usada corretamente, resulta em melhor índice de concisão alimentar, maior taxa de crescimento e menor taxa de mortalidade, índices considerados peças-chave para a exeqüibilidade produtiva. A mesma deve resultarem melhor qualidade de vida para os animais, com melhores índices relacionados à produtividade e melhor qualidade dos alimentos produzidos, oferecendo a população produtos de baixo risco sanitário. Segundo Domingues e Langoni (2001), o conceito de enfermidade para os animais deve ser enfocado como “a ação de todo evento que perturba ou prejudica o estado de higidez e capacidade produtivae reprodutiva destes”.
O aparecimento, a manutenção e dispersão de qualquer doença dos animais pode ser resultado de atividades humanas transformadoras para aumentar a produção, a produtividade pecuária e, consequentemente, a rentabilidade (CÔRTES, 1993; DOMINGUES e LANGONI, 2001).
Dos patógenos emergentes no mundo 75% são de caráter zoonótico, de acordo com Domingues e Langoni(2001) são enfermidades não transmissíveis relacionadas com problemas funcionais e metabólicos e tem adquirido importância para saúde animal visto serem oriundas de vários fatores ambientais ou de manejo. A adoção de medidas de controle sanitário é muito importante para a redução de perdas econômicas decorrente da elevação das taxas de natalidade e conseqüente redução das taxas de mortalidade,evita a ocorrência de zoonoses e reduz os problemas de saúde pública (DOMINGUES e LANGONI, 2001).
É muito importante existir um programa de saúde bem planejado na propriedade. A melhor maneira de controlar e prevenir a introdução de doenças na propriedade é adotando uma prática de manejo correta (FONSECA, 1975, FAVERO, 2002). Segundo Oliveira et al (2007), adotar um sistema de controledo manejo de bezerros é fundamental desde o momento em que a vaca gestante está perto da parição até o esquema de vacinação estabelecido para gado de corte.






2 MANEJO DA VACA GESTANTE
O período definido como pré-parto exige cuidados tomados no final da gestação e direcionados à associação materno-filial que ocorre após o parto a fim de observar o comportamento perinatal da vacagestante identificando os problemas que possam ocorrer nessa fase, evitando o aumento da mortalidade dos bezerros e complicações práticas durante o manejo (COSTA et al., 2001).
As vacas prenhes devem ser levadas para o piquete ou baia maternidade, aproximadamente uma semana antes do parto, para serem acompanhadas durante o parto. É importante que o local tenha boas condições de higiene, que a vaca...
tracking img