ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E CITOLÓGICOS UTILIZANDO A TÉCNICA DE LAVADO UTERINO COM BAIXO VOLUME EM ÉGUAS

1960 palavras 8 páginas
ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E CITOLÓGICOS UTILIZANDO A
TÉCNICA DE LAVADO UTERINO COM BAIXO VOLUME EM ÉGUAS
MEIRELLES, M.G.1, ABREU, M. C.1, LISBOA, F. P.1, SCHUCH, L. F. D. 2 ,
NOGUEIRA, C. E. W. 3
1

2

Acadêmico (a) do curso de Medicina Veterinária – UFPe; Professor Dr.adjunto do
3
Departamento de Veterinária Preventiva, Disciplina de Doenças Infecciosas – UFPel; Prof. Dr.
Departamento de Clínicas Veterinária FV-UFPel. Campus Universitário s/n – Caixa Postal 354
– CEP 96010-900. lela_meirelles@hotmail.com

1. INTRODUÇÃO
O estudo da endometrite desperta grande interesse de pesquisadores pelo fato de ser a principal causa de sub-fertilidade e infertilidade em éguas, e tem sido reportada como a terceira de maior incidência na espécie, gerando grandes prejuízos a equideocultura (LIU & TROEDSSON, 2008).
Endometrite pode ser definida como uma inflamação do endométrio que pode ser aguda ou crônica, infecciosa ou não infecciosa (BRITO & BARTH,
2003). Alguns fatores intrínsecos das éguas fazem com que esta espécie doméstica seja considerada a mais predisposta às infecções uterinas. Estes fatores incluem um período de cio longo, cérvix pouco eficiente como uma barreira protetora do útero, além do fato de o garanhão ejacular diretamente no interior do útero (PIMENTEL et al, 2007).
Muitos estudos têm sido realizados para avaliar a eficiência de técnicas laboratoriais para diagnóstico de endometrite em éguas. A análise histológica permite avaliar a presença de inflamação, fibrose e degeneração glandular no endométrio, e alguns autores propõem uma correlação entre susceptibilidade para infecção e alterações histológicas (NIELSEN, 2005). O estudo citológico é uma ferramenta útil para um rápido diagnóstico de inflamação uterina em condições práticas de campo. No entanto, estas duas análises indicam apenas que a égua apresenta inflamação uterina, mas não fornecem a etiologia da doença (NIELSEN, 2005).
Cultura bacteriológica a partir de swab

Relacionados