Aspectos materiais e nao materiais da cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ASPECTOS MATERIAL E NÃO
MATERIAL DA CULTURA
A cultura não material abrange todos os aspectos não-materiais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, folclore, etc.








• Folclore do dia-a-dia
Aqui se estuda tudo o que ocorre na vida do homem, no que se refere à cultura espontânea, desde o momento em que se levanta até odeitar-se, no café da manhã, no trabalho, no almoço, passeios etc.








• Usos e costumes
Ritos de passagem: quais as práticas relacionadas ao nascimento, noivado, casamento, morte, e também as formas de organização social de auxílio mútuo, tal como o mutirão de colheita ou de preparo da roça para o plantio.





• Festas
Como se realizam as diferentes festas do calendárioda região e as domiciliares: seus aspectos e diferentes partes. A festa do Divino, de São João, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, como cultura espontânea, fora da influência direta das igrejas.








• Música
As formas de canto monódico ou de uma melodia (pregões, dorme-nenês, modinhas), fabordão ou canto em terças (modas-de-viola, cururu, folia do Divino),responsorial, com solista e coro (congada, maracatu, moçambique). Forma instrumental: o lundu baiano. Toque de instrumentos, caracterizadores de várias modalidades coreográficas.


• Dança
A coreografia, isto é, os passos da desfeiteira amazônica, carimbó paraense, coco nordestino, samba do partido alto baiano, cateretê paulista, siriri matogrossense e de outras danças do folclore brasileiro.• Folguedos Populares
Estrutura e entrecho dramático do maracatu pernambucano; congadas de Minas Gerais, São Paulo e Goiás; folia de Reis com palhaços do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo; maneiro-pau cearense; diferentes folguedos do boi, de que temos referência em quase todo o Brasil, em formas mais simples e mais complexas.




• Jogos
Características eelementos de um jogo atlético: a capoeira que veio de Angola; corridas de cavalo em raia reta, o futebol de meia linha, bolinha de gude ou vidro, unha-na-mula ou sela, cabra-cega e outros.





• Grupos religiosos
Os que se organizam para angariar donativos para as festas: folia de Reis, folia do Divino, Irmãos do Divino como os de Tietê e Piracicaba; Irmandade de São Benedito, cujafinalidade é promover a festa do santo padroeiro: sua organização; a recomenda das almas, grupos de rezadores que entoam orações às almas, no período da Quaresma, de porta em porta.


• Linguagem
Termos e expressões, os ditados, os adágios, a linguagem dos gestos, os apelidos, as adivinhas, fórmulas de escolha para brincar de pegador, fórmulas de terminar histórias e de vender fiado.• Literatura
Formas literárias que existem independentemente da música, sejam oralmente, sejam escritas: quadrinhas, sextilhas, décimas, abecês, conto acumulativo ou lenga-lenga, mitos ou assombrações, lendas, histórias ou causos, anedotas.






• Superstições e crendices
Culto de atos, cerimônias e acidentes ocasionais que se supõem ser causadores de benefícios emalefícios.






• Medicina Popular
As doenças, seus nomes, causas e maneira de preveni-las e curá-las, seja nos homens ou nos animais. Os remédios e como prepará-los.









ASPECTOS MATERIAL E NÃO-MATERIAL DA CULTURA
A cultura material consiste em todo tipo de utensílios, ferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, tipos de habitação, etc. A culturamaterial pode influir no estilo de vida de um grupo. Por exemplo: no interior do Nordeste a farinha de mandioca é alimento básico; as rede são usadas por grande parte das pessoas para dormir; as casas pobres são construídas com barro e folhas de palmeira. Forma-se, assim, um modo ou estilo de vida fundamentado na cultura material da região.

A cultura não-material abrange todos os aspectos...
tracking img