Aspectos legais eticos em negocio comercio eletronico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 65 (16127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comércio Eletrônico: Segurança no Serviço Eletrônico
Nilce Ruiz
Otavio Lourenço
Robson Freitas
Rogério Augusto Geneole
Sandra Tabuti
Monografia apresentada no curso de Organização, Sistemas e Métodos das Faculdades Integradas Campos Salles, sob orientação do Professor Mauro M. Laruccia
(Disponível na rede desde novembro de 2000) 

Introdução
"Durante séculos as sociedades, cada qualde sua época, procuram usar de todos os recursos disponíveis para melhorar ou criar novas formas de comercializar os seus bens e serviços.
Em nosso tempo não é diferente, somadas as experiências do passado e unidas ao desenvolvimento tecnológico, do rádio, da televisão, do telefone, do fax, do computador e da Internet, criou-se uma imensidão de novas técnicas e métodos utilizados para facilitar asoperações de compra e venda, e fez surgir uma nova forma de comércio: O Comércio Eletrônico.
Como qualquer outra atividade, o comércio eletrônico veio para ficar, ele trouxe vantagens evidentes se comparadas com as formas tradicionais de comércio, a expectativa é que comércio eletrônico ofereça algo a mais, ou que seja melhor do que o que já existe, e cative de vez os consumidores.
O comércioeletrônico é para a Revolução da Informação o que a ferrovia foi para a Revolução Industrial - um avanço totalmente novo, totalmente sem precedentes, totalmente inesperado. Fazendo uma analogia com a ferrovia de 170 anos atrás, o comércio eletrônico está criando uma nova explosão, mudando rapidamente a economia, a sociedade e a política. Um exemplo: uma companhia de médio porte no Centro-Oesteindustrial dos Estados Unidos, fundada na década de 1920 e agora dirigida pelos netos do fundador, possuía 60% do mercado de louça barata para lanchonetes, escolas, refeitórios de empresas e hospitais num raio de 160 quilômetros de sua fábrica. A louça é pesada e quebra fácil; assim, a louça barata normalmente é vendida dentro de uma área restrita. Quase da noite para o dia, a companhia perdeu mais dametade de seu mercado. Em um de seus clientes, um refeitório de hospital, alguém foi navegar na Internet e descobriu um fabricante europeu que oferecia louça de qualidade aparentemente melhor a um preço mais baixo. Além disso, enviava por avião e a custo baixo. Em poucos meses os principais clientes tinham preferido o fornecedor europeu. Poucos deles, ao que parece, lembram ou se importam que oproduto vem da Europa. Na nova geografia mental criada pela ferrovia, a humanidade dominou a distância. Na geografia mental do comércio eletrônico, simplesmente eliminou-se a distância. Existem somente uma economia e um mercado.
Hoje em dia muito se fala em e-business "electronic business" ou "negócio eletrônico", que não deve ser confundido com e-commerce ou "comércio eletrônico". O e-businesspode ser definido como uma estratégia de inserção da empresa na Internet, visando automatizar suas atividades em diversas áreas, como as comunicações internas e externas, a transmissão de dados, controles internos, treinamento de pessoal, contatos com fornecedores e clientes etc.
O e-commerce ou comércio eletrônico, por outro lado, é parte integrante do e-business. É a atividade mercantil que, emúltima análise, vai fazer a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente, seguindo a estratégia estabelecida pelo e-business. É um método moderno de realização de negócios que compreende a análise das necessidades das organizações, dos mercados e dos consumidores com o objetivo de reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, aumentar a interação com o consumidor e otimizar o tempode distribuição de produtos. A desburocratização é a característica deste segmento, assim como a viabilidade do acesso das micro e pequenas empresas em todo o mundo, que operam sem a presença de atravessadores e vendedores.
No estágio atual de re-elaboração das estratégias de negócios das organizações, o comércio eletrônico se constitui numa ferramenta imprescindível. Nas relações entre...
tracking img