Aspectos introdutorios em ciencias contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(SISTEMA AUTOR-DATA)
NBR 10520 – AGO/2002

CITAÇÕES

Aglaé de Lima Fierli Biblioteca - CCESA

Profª. Marcia Cristina dos Reis Programa de Apoio à Normalização de Trabalhos Acadêmicos 3. ed. atual. - 2012

CONTEÚDO DESTE MATERIAL
  

CITAÇÃO – SISTEMA AUTOR-DATA LOCALIZAÇÃO DAS CITAÇÕES TIPOS DE CITAÇÕES
  

CITAÇÃO DIRETA CITAÇÃO INDIRETA CITAÇÃO DA CITAÇÃO

  EXEMPLOS DE CITAÇÕES SUPRESSÕES, ACRÉSCIMOS E COMENTÁRIOS EXPRESSÕES QUE INDICAM A INSERÇÃO DE CITAÇÕES

2

CITAÇÃO


Citação é a “menção de uma informação extraída de outra fonte.” (NBR 10520, 2001); São trechos transcritos (citações diretas) ou apresentação de idéias do autor (citações indiretas) retirados de outras fontes; Tem a finalidade de fundamentar, esclarecer e/ou sustentar a idéiado autor do texto que está sendo elaborado; Todas os autores utilizados nas citações devem ser referenciados (Referências).







3

TIPOS DE CITAÇÕES
As citações podem ser apresentadas da seguinte forma:
CURTAS DIRETAS LONGAS

CITAÇÕES

INDIRETAS

CITAÇÃO DE CITAÇÃO
4

CITAÇÃO DIRETA

Quando transcrita literalmente, ou seja, uma cópia fiel de parte da obra (pequenostrechos) do autor consultado.

5

CITAÇÃO DIRETA
As citações diretas podem ser apresentadas da seguinte forma: a) citações curtas (até três linhas), - com indicação de autoria no contexto; - com indicação de autoria fora do contexto; b) citações longas (mais de três linhas), - com indicação de autoria no contexto; - com indicação de autoria fora do contexto.

6

CITAÇÃO DIRETA
Ex. 01 –Citação Direta Curta (autoria no contexto)
Letra maiúscula e minúscula

Segundo Moreira (2009, p. 12), “a proteção do patrimônio público, frise-se, é objetivo a ser perseguido sob regime político.”

Ex. 02 – Citação Direta Curta (autoria fora do contexto)
“Um dos princípios do comércio eletrônico é que a informação fica cada mais barata e o conhecimento cada vez mais valioso.” (STEWART, 2008,p. 80).
Todas as letras maiúsculas



Entre aspas
7

CITAÇÃO DIRETA
Ex. 03 – Citação Direta Longa (autoria no contexto) Para Giraldi e Carvalho (2008, p. 48-49):
As características do consumidor que podem influenciar o efeito país de origem são: educação e conservadorismo, idade e sexo, familiaridade com a marca, fluência na língua do país, quantidade de pistas sobre o produto,necessidade de cognição, motivação, grau de envolvimento e cultura.

  



Fonte Arial, Tamanho 10, Espacejamento Simples de Entrelinhas Alinhamento Justificado – Recuo Esquerdo de 4 cm Sem aspas e sem itálico Deve-se utilizar um espaço de 1,5 de entrelinhas antes e depois
8

CITAÇÃO DIRETA
Ex. 04 – Citação Direta Longa (autoria fora do contexto) É importante ressaltar que:
Ascaracterísticas do consumidor que podem influenciar o feito país de origem são: educação e conservadorismo, idade e sexo, familiaridade com a marca, fluência na língua do país, quantidade de pistas sobre o produto, necessidade de cognição, motivação, grau de envolvimento e cultura. (CARVALHO, 2009, p. 48-49).

9

CITAÇÃO INDIRETA

Quando o texto é redigido pelo autor do trabalho baseado na obra doautor consultado, ou seja, sem cópia literal. Deve aparecer sem aspas.

10

CITAÇÃO INDIRETA
O autor deve ser referenciado somente com a primeira letra maiúscula (autoria dentro do contexto), o ano de publicação e opcionalmente a página da obra citada. As citações indiretas são sempre inseridas no texto, podendo ser apresentadas da seguinte forma: a) com indicação de autoria no contexto; e b)com indicação de autoria fora do contexto.

11

CITAÇÃO INDIRETA
Ex. 01 - Citação Indireta (autoria no contexto) Para Menezes (2010, p. 116), o homem desde épocas remotas, exerceu atividades de viagens, sendo que sempre existiu uma motivação para que estas acontecessem, utilizando o transporte e a hospedagem. Para Menezes (2010), o homem desde épocas remotas, exerceu atividades de viagens,...
tracking img